Processo Judicial Eletrônico - PJe
Processo Judicial EletrônicoClique nos links abaixo para acessar o sistema PJe e suas principais funções. | |
---|---|
ZE (1º Grau) |
TRE-RS (2º Grau) |
---|---|
|
|
TSE | |
Importante:
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) alerta as advogadas e os advogados que as petições endereçadas aos juízes eleitorais deverão ser enviadas exclusivamente pelo sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) de primeiro grau, utilizado nas zonas eleitorais, e que as petições endereçadas ao TRE-RS deverão ter seu encaminhamento ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) de segunda instância.
Plantão judiciário para medidas urgentes : a Portaria TRE-RS P n. 1.207/22 , regulamenta o funcionamento do plantão judiciário perante a Secretaria do TRE-RS (2º Grau), bem como a necessidade de o interessado comunicar durante o horário de funcionamento do plantão ou expediente normal a propositura ou a iminência de requerimento de medida judicial urgente por meio de canal disponível no Balcão Virtual - Secretarias .
Para problemas técnicos ou dúvidas sobre a utilização do sistema PJe acesse "Suporte e Instruções".
Principais normas aplicáveis:
Dispõe sobre a informatização do processo judicial, altera a Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 – Código de Processo Civil; e dá outras providências.
NORMAS DO CNJ
Institui o Sistema Processo Judicial Eletrônico - PJe como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais e estabelece os parâmetros para sua implementação e funcionamento.
NORMAS DO TSE
Estabelece a tabela de padrões para registro de procedimentos no Processo Judicial Eletrônico (PJe) a serem observados no âmbito das zonas eleitorais.
Dispõe sobre a propositura e a tramitação de ações penais, inquéritos policiais e procedimentos criminais diversos por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Dispõe sobre a utilização obrigatória do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) para a propositura e a tramitação das ações de competência das Zonas Eleitorais.
Institui sobre digitalização, os formatos e os limites de tamanho dos arquivos permitidos no Processo Judicial Eletrônico da Justiça Eleitoral.
Estabelece a composição do Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça Eleitoral, nos termos da Resolução TSE n. 23.417/2014.
Dispõe sobre a utilização obrigatória do PJe para a propositura e a tramitação das ações originárias nas classes Ação Cautelar, Habeas Data, Habeas Corpus, Mandado de Injunção e Mandado de Segurança.
Portaria TSE n. 394/2015 (formato PDF)
Define os perfis disponíveis e as funcionalidades a eles vinculadas, no sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça Eleitoral.
Institui o Grupo de Gerenciamento de Mudanças do Processo Judicial Eletrônico da Justiça Eleitoral, nos termos da Resolução TSE n. 23.417/2014, que instituiu o Processo Judicial Eletrônico no âmbito desta Corte.
Atribui pesos, entre outros, às classes processuais, aos assuntos do processo e à quantidade de partes, visando uniformizar a carga de trabalho dos magistrados no Processo Judicial Eletrônico da Justiça Eleitoral, e define os assuntos processuais que norteiam a autuação de processos na Justiça Eleitoral.
Institui o Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça Eleitoral como o sistema informatizado de constituição e tramitação de processos judiciais e administrativos nessa esfera da Justiça, por meio do qual serão realizados o processamento das informações judiciais e o gerenciamento dos atos processuais, e define os parâmetros de sua implementação e funcionamento.
NORMAS DO TRE-RS
Portaria TRE-RS P n. 1.206/2022
Regulamenta o peticionamento, a reativação, a consulta, a carga e a extração de cópias dos processos físicos arquivados.
Regulamenta a utilização obrigatória do sistema do Processo Judicial Eletrônico – PJe – no âmbito da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
Portaria Conjunta P-CRE n. 4/2019
Dispõe sobre a tramitação de procedimentos criminais no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), e dá outras providências.
Portaria Conjunta P-CRE n. 3/2019
Determina a conversão dos processos judiciais em trâmite em suporte físico para o meio digital, no âmbito das zonas eleitorais e no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, e dá outras providências.
Altera a forma de comunicação de atos judiciais praticados no sistema Processo Judicial Eletrônico - PJe, na Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, atualiza práticas cartorárias e dá outras providências.
Altera a composição da Comissão de Gestão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Regulamenta a implantação de novas classes processuais no Processo Judicial Eletrônico (PJe), no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.
Nomeia a nova composição do Comitê Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico na Justiça Eleitoral - PJe, e dá outras providências.
Resolução TRE-RS n. 273/2016 - Revogada
Regulamenta a utilização do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no segundo grau da Justiça Eleitoral, regula os parâmetros para emprego de outros meios eletrônicos, atualiza práticas cartoriais em razão da Lei n. 13.105/15 e dá outras providências.
Despacho determinando, no PJe, a adoção da Resolução TSE n. 23.478/16
SUPORTE
Para problemas técnicos ou dúvidas sobre a utilização do sistema:
- suportepje@tre-rs.jus.br
- Seção de Autuação, Distribuição e Atendimento Processual - Celular: +55 51 99294-9975
- Horário de atendimento: das 12h às 19h, em dias úteis.
Para acessar o PJe, é necessário fazer o download dos seguintes programas:
- Mozilla Firefox - última versão deste navegador (browser).
- PjeOffice - software disponibilizado pelo CNJ para assinatura eletrônica de documentos no sistema PJe.
MANUAIS
- Manual de Acesso ao PJe (Wiki CNJ)
- Manual do Advogado (Wiki CNJ)
- Manual do Usuário sem Advogado ou Representante (Wiki CNJ)
- Manual de Representantes (Procuradoria, Defensoria, Promotoria) (Wiki CNJ)
- Manual do advogado (TSE) (formato PDF)
- Manual do Processo Judicial Eletrônico (TSE - Comissão PJe)
- Manual do Processo Judicial Eletrônico – OAB (formato PDF)
FERRAMENTAS ÚTEIS
Conforme disposto na Portaria TSE nº 886/2017, o sistema PJe receberá arquivos (documento, imagem, vídeo ou áudio), nos formatos, limites de tamanho e resolução previstos e formatação de folha A4, podendo o usuário utilizar, quando necessário, ferramentas de compactação e fragmentação de arquivos.
Dessa forma, seguem sugestões de ferramentas que poderão ser úteis aos usuários do PJe.
- Ferramentas de conversão e particionamento de arquivos indicadas pelo TSE
- PDF Split And Merge (PDF SAM) - sugestão de ferramenta para dividir um arquivo "em formato PDF em partes menores.
- MP4Box (vídeo) - sugestão de ferramenta utilizada para conversão e particionamento de arquivos de vídeo para diferentes formatos.
- Format Factory (áudio) - sugestão de ferramenta para conversão de arquivos de vídeo para diferentes formatos
- 7Zip - sugestão de ferramenta de compactação/descompactação
Atenção: O TRE-RS não oferece suporte para instalação/desinstalação ou uso das ferramentas úteis sugeridas acima.
TUTORIAIS
O Tribunal Superior Eleitoral está oferecendo, na modalidade de Ensino à Distância destinado a procuradores e advogados, objetivando à familiarização e o melhor entendimento do Processo Judicial Eletrônico aos usuários externos.
Educação à distância - Zonas Eleitorais - versão 2.1 - Você pode acessá-los através destes links:
PJE Zonas Eleitorais – Advogados
PJE Zonas Eleitorais - Procuradores
PJE Zonas Eleitorais - Servidores de Cartórios Eleitorais – Turma 1
PJE Zonas Eleitorais - Servidores de Cartórios Eleitorais – Turma 2
Após a atualização do PJe para a versão 2.0, foram criadas novas salas de ensino à distância, visando à familiarização e ao melhor entendimento dos conteúdos pelos usuários. Seguem os links:
1 - Curso para servidores da Justiça Eleitoral
OUTROS MATERIAIS
Nesta página estão disponíveis alguns materiais didáticos utilizados nos cursos de capacitação para o Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Cartilha Prestação de Contas (formato PDF)
Guia rápido – PJeOffice (formato PDF)
Material do TRE-SC sobre PJe (Intranet - para servidores da JE)
MATERIAL DO 2º GRAU (mais antigo)
Manuais homologados pela Comissão de Gestão do PJe do TRE-RS
Roteiro de uso do PJe para advogados, procuradores e defensores (desenvolvido pelo TRE-GO)
Manuais disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça
Manual de utilização do PJe SEM certificado digital
Cartilha para acesso ao sistema
Guia rápido do PJe para advogados
Guia rápido do PJe para servidores, magistrados, partes