Evento traz inauguração de novos espaços no TRE-RS
Memorial da instituição, Escola Judiciária Eleitoral e biblioteca passaram por reformulações
Ocorreu na sexta-feira passada (25), nas dependências do TRE-RS, um evento que apresentou novidades em relação a unidades da instituição.
A primeira cerimônia da tarde contou com a inauguração do espaço físico destinado ao Memorial da instituição. Localizado no terceiro andar do prédio-sede do Tribunal, o novo museu traz um acervo que busca resgatar parte da história dos 90 anos da Justiça Eleitoral gaúcha.
Ao celebrar a construção da nova área, o presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, fez um discurso onde enalteceu a importância de preservar a memória da instituição, bem como explanou a preocupação em continuar o trabalho de recuperação histórica, por meio da consequente expansão do acervo de peças e documentos.
Em seguida, o integrante do Pleno do TRE-RS e curador do Memorial, desembargador eleitoral Gerson Fischmann, agradeceu a oportunidade de conduzir o projeto e garantiu que não poupará esforços para enriquecer o trabalho que “já vem sendo muito bem realizado pela equipe”.
Por fim, o secretário judiciário do TRE, Rogério Vargas, apresentou aos convidados alguns dos principais artefatos e documentos existentes no acervo, explicando suas importâncias na conservação das recordações da Justiça Eleitoral.
Escola Judiciária Eleitoral
Na sequência do evento, foi a vez de o público conhecer a nova estrutura destinada à Escola Judiciária Eleitoral Paulo Brossard de Souza Pinto. Na ocasião, o diretor da EJERS e vice-presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, desembargador Jorge Dall’Agnol, enalteceu a nova área para palestras, que permitirá que magistrados e servidores possam realizar cursos que visam aperfeiçoar o conhecimento em matéria eleitoral.
Mais tarde, foi a vez do coordenador da Escola, Carlos Vinicios de Oliveira Cavalcante, elencar as principais ações educativas idealizadas e postas em prática pela unidade.
Biblioteca Ministro Carlos Thompson Flores
Finalizando a inauguração tríplice, os convidados visitaram as novas instalações da biblioteca do TRE-RS, que, em breve cerimônia, passou a ser nomeada Biblioteca Ministro Carlos Thompson Flores.
O descerramento da placa foi realizado, em conjunto, pelos descendentes do homenageado, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, e seu irmão, o procurador de Justiça do estado do Rio Grande do Sul, Dr. Luiz Alberto Thompson Flores Lenz. O magistrado discursou, agradecendo a homenagem prestada e reforçando a relevância dos livros e do estudo para a evolução do conhecimento.
A última fala do evento foi do vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, que realizou um tributo ao ministro Thompson Flores, ressaltando a relevância de seus feitos para o universo jurídico brasileiro.
Além dos citados, estiveram presentes, na celebração, magistrados e servidores do Tribunal, assim como autoridades locais e demais convidados.
+ Veja a Galeria de Fotos
Texto: Daniel Campos
Supervisão: Luciana Santos
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube