Urnas Eletrônicas
O TRE-RS conta com mais de 30 mil urnas eletrônicas disponíveis para as eleições deste ano.
Essa quantidade é suficiente para suprir as estimadas 27 mil seções eleitorais a serem instaladas para o pleito.
Além das urnas para as seções, são preparadas cerca de 10% de urnas para reserva, utilizadas como contingência em casos de necessidade de substituição das máquinas por pane ou mau funcionamento no dia de votação.
A preparação das urnas - que inclui a geração das mídias e a inserção dos sistemas e dados da eleição nos equipamentos - começa após o julgamento das candidaturas em meados de setembro.
O cronograma de trabalho do TRE prevê o início dessa preparação para o dia 18 de setembro, estendendo-se até o dia 30 do mesmo mês.
Na semana anterior ao pleito, ocorre também uma inspeção em todas as urnas preparadas para verificar todas estão conformes. Após essa inspeção, as urnas são preparadas para o transporte para os locais de votação, que é realizado preferencialmente na sexta e no sábado anterior à votação, a critério de cada Juízo Eleitoral.
Importante: por se tratar de eleições municipais, haverá segundo turno somente nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria.
A preparação das urnas para esse turno se inicia no dia 11 de outubro e segue até o dia 24 de outubro.
Confira na tabela a seguir as datas e os horários previstos para geração de mídias, carga e conferência das urnas eletrônicas nos cartórios eleitorais do RS.