Mesários
Página do Mesário (justicaeleitoral.jus.br)
Quer ser mesário voluntário nas Eleições 2024?
Ao menos de dois em dois anos, a Justiça Eleitoral gaúcha conta com o apoio de milhares de mesárias e mesários para levar a cabo as eleições. A maior parte dessas cidadãs e cidadãos atuam de forma voluntária.
Se você tem interesse em fazer parte desse time nas Eleições Municipais de 2024, entre em contato com sua Zona Eleitoral ou acesse o serviço JE Digital Mesários (indisponível no dia 06/09/2024).
Quem pode ser mesário
A eleitora ou o eleitor precisa ter 18 anos ou mais e estar com a situação regular com a Justiça Eleitoral. Não podem ser mesários candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seus cônjuges; integrantes de diretórios de partidos políticos ou federação com função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Poder Executivo, além de servidores pertencentes ao serviço eleitoral; e
eleitoras ou eleitores menores de 18 (dezoito) anos.
Quais os benefícios
Mesárias e mesários desempenham papel fundamental nas eleições, proporcionando o exercício do sufrágio pelo eleitor, fiscalizando o correto funcionamento da votação e contribuindo para fortalecer a democracia no país.
Dentre os benefícios, estão receber dois dias de folga para cada dia de serviço prestado à Justiça Eleitoral, além de auxílio-alimentação no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).
Vale informar também que algumas universidades e faculdades possuem convênios com a Justiça Eleitoral, possibilitando que o trabalho nas eleições conte como horas complementares nessas instituições. Ainda, o trabalho nas eleições pode ser critério de desempate em concursos públicos, quando previsto no edital.