TRE-RS oferece vários canais de atendimento aos eleitores

Saiba quais são e onde acessar os principais serviços

TRE-RS: canais de atendimento

O Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Sul  oferece vários canais de atendimento ao eleitor para informações ou denúncias de irregularidades. Esses serviços podem ser acessados digitalmente, pelo site do TRE-RS ou TSE, pelo Whatsapp, ou aplicativos para celular. O eleitor que preferir falar com os servidores que fazem atendimento ao público também tem opções de contato por telefone ou presencialmente, nos cartórios eleitorais e nas centrais de atendimento.

Veja a seguir os canais de atendimento aos eleitores:

- Internet: No site da Justiça Eleitoral Digital do TRE-RS estão disponíveis vários serviços, entre eles os caminhos para acessar o atendimento por telefone ou mensagem de texto.


- Telefone:
148 - Esse é o número do “SOS Eleitor” que atende pelo telefone ligações de todo o estado das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira.
1491 - O “SOS Voto” é o novo disque-denúncia contra desinformação lançado pelo TSE em 2024. Ao ligar para o 1491, as pessoas podem denunciar a circulação de notícias falsas contra o processo eleitoral. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias.


- e-Título:
Aplicativo que pode pode ser baixado no celular para os sistemas (Android) e (IOS). Além da via digital do título de eleitor, que pode ser utilizado para votar por quem já fez a biometria, por meio do aplicativo os eleitores podem emitir certidões, consultar situação eleitoral, imprimir documentos eleitorais, etc.


- Pardal
O aplicativo Pardal, disponível para Android e iOS, recebe denúncias de práticas irregulares durante as eleições. Por este canal é possível denunciar irregularidades na propaganda eleitoral e outras práticas proibidas pela legislação, como compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso da máquina pública para fins eleitorais e uso indevido dos meios de comunicação social.


- Aplicativo de mensagens
O atendimento virtual pelo aplicativo de mensagens WhatsApp é feito pelo número 51 2312-2015. Está disponível 24h para atendimento por Chatbot. Também é possível falar com um dos atendentes do TRE-RS, pelo canal, neste caso, o serviço funciona das 10h às 19h, de segunda à sexta-feira.


- Atendimento presencial
Caso deseje um atendimento presencial, a pessoa pode dirigir-se ao cartório eleitoral de sua cidade. Em Porto Alegre, devido às enchentes, a Central de Atendimento ao Eleitor foi deslocada temporariamente para a sede antiga do TRE-RS, que fica na rua Duque de Caxias, número 350, Centro Histórico. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Texto: Cristina Oliveira
Imagem: TRE-RS
Coordenação: Cleber Moreira

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