Presidente do TRE-RS acompanha o início da carga das urnas na capital
Todas as zonas eleitorais do Rio Grande do Sul devem trabalhar no processo
A preparação das urnas eleitorais, para o pleito deste ano, iniciou no dia 19 de setembro. Este é o momento em que acontece o carregamento das urnas com os softwares e os demais dados necessários para o pleno funcionamento nas eleições. O presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, esteve no local onde estão armazenadas todas as urnas que serão utilizadas no pleito de Porto Alegre.
O servidor da seção de administração de urnas e voto informatizado, Vanderlei dos Santos, explica que as urnas eletrônicas somente são enviadas para os locais de votação, após passarem por um teste que comprove a integridade dos seus componentes, conforme previsto em resolução.
Também estiveram no ato, representando o TRE-RS: a diretora-geral, Ana Gabriela Veiga; a juíza da 1ª Zona Eleitoral, Andréia Terre do Amaral; o secretário da presidência, Fernando de Assumpção Neto; e o coordenador de sistemas de eleições e logísticas, Cássio Zasso.
O processo de carga das urnas eletrônicas aconteceu em todas as zonas eleitorais do Rio Grande do Sul e foi concluído no último dia 27.
Em Porto Alegre, foram carregadas 3.300 urnas eletrônicas.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Marcelo Pires
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube