TRE-RS sorteia urnas que serão auditadas nas eleições
Foram sorteadas as urnas que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade
Na manhã deste sábado (26), foi realizada, no plenário do TRE-RS, a cerimônia de definição das seções eleitorais que serão submetidas à auditoria da votação eletrônica, do segundo turno das Eleições Municipais de 2024. Na solenidade, estavam presentes representantes de partidos políticos, de entidades da sociedade civil e militares do Comando Militar do Sul.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, desembargador eleitoral Nilton Tavares da Silva; pelo procurador regional eleitoral substituto, doutor Alexandre Gavronski; e pela representante da OAB/RS, vice-presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, doutora Kalin Cogo Rodrigues.
O desembargador eleitoral Nilton Tavares da Silva saudou a realização do processo de auditorias das urnas eletrônicas. Ressaltou o fato de que no primeiro turno não foi constatado qualquer divergência entre o voto digitado e o voto computado. Lamentou a baixa adesão de entidades como fiscalizadoras. Expressou a esperança de que a credibilidade nas unas eletrônicas já esteja consolidada.
A doutora Kalin reforço que a OAB solidariza-se com a Justiça Eleitoral na contante preocupação de mostrar a sociedade a transparência do processo eleitoral.
O doutor Alexandre Gavronski registrou a importância do teste de integridade para assegurar a transparência do processo eleitoral. Pontuou a percepção de que é realizado um importante trabalho de construção de credibilidade das urnas eletrônicas, porém quem as critica não participa do processo. Por isto, conclamou a necessidade de uma maior participação das entidades da sociedade civil, partidos políticos e entidades especializadas em tecnologias da informação. A falta de controle social, não se deve a falta de previsão normativa.
Em seguida, foi transmitido um vídeo produzido pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, retratando os procedimentos que são desenvolvidos no Teste de Integridade e no Teste de Autenticidade.
O servidor Fabrício Lena, membro da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deu as instruções sobre a realização dos sorteios da urnas eletrônicas.
Confira as seções eleitorais sorteadas:
Teste de Integridade com Biometria
Zona 159 Seção 184 Porto Alegre
Teste de Integridade
Zona 113 Seção 151 Porto Alegre
Zona 164 Seção 961 Pelotas
Zona 135 Seção 098 Santa Maria
Zona 169 Seção 128 Caxias do Sul
Zona 134 Seção 158 Canoas
Zona 160 Seção 413 Porto Alegre
Zona 041 Seção 280 Santa Maria
Teste de Autenticidade
Zona 066 - Seção 124 Canoas
Zona 136 Seção 398 Caxias do Sul
Zona 060 Seção 045 Pelotas
Zona 002 Seção 380 Porto Alegre
Zona 161 Seção 042 Porto Alegre
Zona 111 Seção 194 Porto Alegre
Zona 034 Seção 094 Pelotas
Zona 112 Seção 162 Porto Alegre
O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-RS, no Youtube.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagens: Gabriele Mayer
Revisão: Gabriele Mayer
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube