Ministra Cármen Lúcia visita a Justiça Eleitoral gaúcha
Presidente do TSE parabenizou o TRE-RS pela superação na realização das eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul - TRE-RS recebeu a presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, nesta terça-feira, dia 15 de outubro. O encontro com a ministra, conduzido pelo presidente, desembargador Voltaire de Lima Moraes, ocorreu no plenário do tribunal, na rua Duque de Caxias, em Porto Alegre, com a presença dos desembargadores eleitorais, juízes eleitorais, secretários e assessores do tribunal; além de autoridades de órgãos do estado.
Em sua manifestação, a presidente do TSE assegurou que, como muitos cidadãos, acompanhou apreensiva o que ocorreu no Rio Grande do Sul. E, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, deu especial atenção ao estado no atendimento a demandas trazidas pelo desembargador Voltaire para garantir a realização de todas as etapas preparatórias para as eleições de 2024.
A excelência como modelo
Ao falar sobre a excelência do trabalho da Justiça Eleitoral no exercício das suas funções, a ministra repetiu uma expressão que utilizou em plenário logo após o dia 6 de outubro. “Este é o Brasil que dá certo; e se dá certo com a Justiça Eleitoral é sinal que pode dar certo em muitas outras coisas que são prioritárias para o bem estar povo brasileiro. A Justiça Eleitoral cumpre de forma modelar o que a Constituição brasileira atribui aos Poderes, ou seja, a função de construir uma sociedade livre, justa e solidária.
No encerramento do encontro, após responder a questões trazidas por desembargadores e juízes presentes, ela mais uma vez agradeceu e parabenizou todos os integrantes da Justiça Eleitoral gaúcha, reforçando que “continuamos juntos para que o segundo turno seja também um modelo para o mundo. Muito obrigada pelo que os senhores e senhoras fazem”, concluiu.
União de todos por um objetivo comum
O presidente do TRE-RS encerrou o encontro na mesma direção, agradecendo a todos que contribuíram para o bom andamento das eleições municipais no Rio Grande do Sul até o momento, creditando os bons resultados já colhidos à união. Ele destacou ainda, que as mesmas prioridades definidas para o primeiro turno seguem como prioridade nesta segunda etapa: “assegurar a isonomia para candidatos e partidos, e tranquilidade ao eleitor na hora do voto, especialmente no que se refere à segurança e também à acessibilidade.
Texto: Cristina Oliveira
Imagem: Marcelo Pires
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira