TRE-RS é premiado no “3º Congresso Internacional de Teletrabalho”
Solenidade ocorreu em São Paulo na semana passada
Na última quinta-feira (17/10/2024) o TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) recebeu o prêmio pela conquista do 2º lugar, junto com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), do “4º Prêmio SOBRATT de Melhores Práticas em Teletrabalho”, na categoria “entidade de administração pública”.
A SOBRATT (Sociedade Brasileira de Teletrabalho) é uma instituição da sociedade civil, fundada em 1999, que dissemina conhecimentos sobre diversas formas flexíveis de realização do trabalho no Brasil.
Esta 3ª edição do congresso destinou-se a promover discussões de temáticas relacionadas ao teletrabalho: “Inteligência artificial e teletrabalho”, “Desafios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”, “Cuidados com a saúde e a desconexão digital” e o compartilhamento de práticas de sucesso. Palestraram magistrados de Tribunais do Trabalho, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), executivos da área de Gestão de Pessoas de organizações públicas e privadas, entre outros.
Em 1º lugar da categoria, ficaram o CNJ e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
A secretária de gestão de pessoas, do TRE-RS, Natália Gomes da Silva e a assistente da SGP, Silvia Petezak, receberam o prêmio em nome da Tribunal.
A premiação foi resultado da análise de um conjunto de requisitos que consideraram a presença de políticas e responsabilidades da Instituição e das pessoas, orientações sobre saúde, segurança e ergonomia, capacitação de gestores e equipes e instruções sobre o uso dos meios de comunicação e de segurança da informação. A Comissão de jurados foi formada por membros representantes da sociedade civil, empresas, órgãos públicos, terceiro setor e sociedade de advogados, com notório conhecimento no tema.
Curiosidade
Na Justiça Eleitoral gaúcha o teletrabalho teve início em 2019, com a adesão de 18 pessoas. E com o advento da pandemia do Covid-2019, adotou-se o trabalho remoto (uma modalidade de teletrabalho), mas que guardava sincronicidade com o expediente ordinário. E em 2021 foi institucionalizado como modalidade preferencial de trabalho, alcançando a todas as servidoras e servidores. No ano passado, a normativa foi atualizada, sendo instituído o trabalho híbrido.
Na imagem o presidente do Tribunal, desembargador Voltaire de Lima Moraes, exibe o troféu do prêmio.
A gravação do evento já está disponível no canal oficial da SOBRATT no YouTube.
Redação: Roberto Carlos Raymundo, com informações da SGP
Imagem: SGP
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube