TRE-RS presente no lançamento de “Pedras Altas e a Revolução de 1923”
Filme do cineasta Henrique de Freitas Lima foi lançado no sábado(23) no Castelo que pertenceu a Joaquim Francisco de Assis Brasil
A produção cinematográfica faz parte de um total de 9 filmes, 6 deles já gravados e que estão sendo apresentados, cada um em uma cidade diferente, e de uma série de televisão.
O projeto pretende resgatar, registrar e disseminar em formato de vídeo, inédito até então, as mais disputadas batalhas e os grandes protagonistas da última guerra entre gaúchos: a Revolução de 1923, que levou maragatos (federalistas) e chimangos (republicanos) a pegarem em armas durante quase um ano.
Neste filme, como não poderia deixar de ser, o personagem central é Assis Brasil, líder dos federalistas no conflito. Também ganha especial relevância o seu castelo, situado no município de Pedras Altas – RS, local da assinatura do tratado de paz que pôs fim à revolução.
A obra do gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil serviu como inspiração para o primeiro Código Eleitoral Brasileiro, de 1932, no qual estão as bases da estrutura eleitoral vigente até hoje.
Representaram o Tribunal, o secretário judiciário, Rogério da Silva de Vargas, e o coordenador de gestão documental e da memória, Ermes Marcolin.
Texto: Ermes Marcolin
Imagem: Cleber Moreira
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube