Assembleia Legislativa do RS homenageia 100 anos de Paulo Brossard
Desembargador eleitoral Volnei dos Santos Coelho representou o TRE-RS no Parlamento gaúcho
A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (27), foi em homenagem aos 100 anos de nascimento Paulo Brossard.
A iniciativa foi do deputado Felipe Camozzato, que destacou feitos da trajetória de vida de um dos maiores políticos e juristas, tendo sido deputado estadual, deputado federal e senador, além de ministro da Justiça e ministro do Supremo Tribunal Federal.
Camozzato elogiou a oratória de Paulo Brossard, destacando que era há muito tempo professor. Em 1952, recebera convite para lecionar Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Entre 1965 e 1966, Brossard tornou-se professor de Direito Constitucional da PUC-RS e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
SENADO - Por largo período de tempo Brossard teve de conciliar a docência com a função de deputado federal, para a qual se elegera em 1966, depois de tomar a decisão de finalmente concorrer pelo MDB, observou Camozzato. Lembrando do currículo da vida pública, mencionou que foi eleito em 1974 ao Senado.
MINISTRO DA JUSTIÇA – Brossard foi ministro da Justiça do Governo José Sarney, momento em que ficou explícita a sua habilidade política de negociar, produzir consensos e facilitar compromissos, afirmou o parlamentar.
À homenagem, somou-se manifestação informal do ex-governador e ex-senador Pedro Simon. Para ele, a voz de Paulo Brossard no Senado Federal foi a mais respeitada em um dos momentos mais difíceis da história nacional. "Uma voz em defesa da liberdade, da democracia e contrária às injustiças", assegurou.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, TRE-RS, esteve presente o Desembargador eleitoral Volnei dos Santos Coelho. Também participaram as filhas de Paulo Brossard de Souza Pinto, Rita Brossard e Magda Brossard; o secretário chefe da Casa Civil em exercício, Gustavo Paim, representando o governador em exercício, Gabriel Souza; o ex-governador do estado, Pedro Simon; a conselheira da OAB/RS, Sulamita Cabral; o representante da Escola de Direito da Universidade Federal do RS, professor Bruno Miragem; o secretário do Trabalho e Qualificação Profissional de Porto Alegre, Tiago Simon, ex-deputado estadual; familiares e outros convidados.
Nesta quinta-feira(28) o TRE-RS também realiza evento em homenagem ao centenário de nascimento deste gaúcho de Bagé, o Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto, nascido em 23 de outubro de 1924.
Redação: Jefferson Wilson, com informações da ALRS
Imagem: ALRS
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube