Encontro de pesquisadoras e pesquisadores da Justiça Eleitoral conta com servidoras do TRE-RS
Evento realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pretende fomentar o desenvolvimento de investigações científicas para propor soluções de interesse da Justiça Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul participou, em Brasília, do 1º Encontro dos Grupos de Pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento teve início na manhã de quarta-feira (13) e reuniu, ao longo de dois dias, pesquisadoras e pesquisadores em formação pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) com o objetivo de fomentar investigações científicas para propor soluções a problemas de interesse da Justiça Eleitoral (JE).
Representando a Justiça Eleitoral gaúcha, as servidoras e pesquisadoras Marília Medeiros Piantá (assessora técnica dos desembargadores eleitorais) e Karen Fernandes da Rosa Froes (assistente no gabinete da secretaria da presidência), na linha de pesquisa Inclusão e Diversidade; Cristina Bohrer (assessora técnica dos desembargadores eleitorais) e Débora do Carmo Vicente (chefe de seção de programas institucionais), na linha Governança Eleitoral; e Daniela de Cassia Wochnicki (assessora técnica da Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral) na linha de pesquisa Partidos Políticos.
O diretor da EJE-TSE, ministro Floriano de Azevedo Marques, lembrou na abertura do evento que os participantes devem se dedicar ao dever de pesquisar e encontrar saídas, de debater academicamente soluções e, a partir de consensos científicos mínimos, consolidá-los em propostas legislativas ou em propostas normativas infralegais. “É para isso que a Escola existe”, disse.
Saiba mais sobre os Grupos de Pesquisa
No final de 2023, o TSE lançou edital para compor os grupos de pesquisa e recebeu 85 inscrições de todo o país para as quatro linhas de pesquisa: Governança Eleitoral, Partidos Políticos, Democracia em Redes e Inclusão e Diversidade.
Após avaliação de currículos e cartas de intenções das pessoas inscritas, foram selecionados 37 pesquisadoras e pesquisadores. Em dezembro do mesmo ano, os participantes receberam as primeiras orientações e iniciaram os trabalhos. Cada uma das linhas de pesquisa se subdividia, no edital, em diversos tópicos, totalizando 50 possíveis temas de investigação.
Texto: Giovana Ramisch (com informações do TSE)
Imagem: TRE-RS
Revisão: Jefferson Cardoso
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube