Seminário Diálogos Eleitorais: Eleições 2024 é realizado em Restinga Sêca
O evento visa esclarecer os radiodifusores e os profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral
Na tarde desta sexta-feira (26), foi realizado o segundo Seminário Diálogos Eleitorais: Eleições 2024, no auditório da Faculdade de Ciências Gastronômicas e Cultura Alimentar, no município de Restinga Sêca. O evento, que é uma parceria do TRE-RS com a AGERT – Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e apoio do Sindirádio - Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS, tem como objetivo esclarecer os radiodifusores e os profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral.
O presidente da AGERT e do Sindirádio, Roberto Cervo Melão, deu boas-vindas aos integrantes do TRE-RS e desejou um proveitoso evento.
Na abertura do Seminário Diálogos Eleitorais: Eleições 2024, o vice-presidente e corregedor, desembargador Mario Crespo Brum enfatizou que a realização do evento tem como objetivo esclarecer e atualizar os profissionais da imprensa sobre o cumprimento das normas aplicadas às eleições e, desta forma, fortalecer os laços entre a Justiça Eleitoral os meios de comunicação, para um trabalho conjunto e efetivo no fortalecimento da credibilidade e transparência do processo eleitoral. Reforçou que a Justiça Eleitoral tem a missão de assegurar que todo o processo eleitoral transcorra dentro do limite da legalidade e da ética. Lembrou que na história brasileira, a imprensa sempre esteve entrelaçada com a construção da democracia. Destacou o papel extremamente relevante dos veículos de comunicação nas eleições, especialmente nas que acontecerão neste ano, em um contexto de reestruturação social, após as enchentes que devastaram o estado.
A primeira palestra da tarde teve como tema “Enfrentamento à fraude à cota de gênero, no âmbito da Justiça Eleitoral do Rio Grande Do Sul”, proferido pela ouvidora do TRE-RS, desembargadora Eleitoral, Patrícia da Silveira Oliveira. No mesmo painel, a assessora técnica dos desembargadores Eleitorais, Marília Piantá, complementou o tema, falando sobre a “Participação feminina na política”.
O palestrante seguinte foi o secretário judiciário, Rogério de Vargas que apresentou o painel “Pode X Não Pode: na programação normal de rádio e TV, no período eleitoral”. Neste mesmo tema, a vice-presidente jurídica da AGERT, Débora Dalcin, transmitiu as orientações da Associação sobre a Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na TV.
O próximo a falar foi o servidor do TRE-RS, Dione de Almeida, que apresentou o painel: “Desinformação e Inteligência Artificial no Processo Eleitoral”. E, por fim, o secretário de tecnologia da informação, Daniel Wobeto, apresentou o painel: “Eleições Municipais 2024: Segurança e Superação”.
Também estavam presentes no evento: a juíza eleitoral da 157ª Zona Eleitoral, Rosângela Maria Vieira da Silva; o chefe de cartório da mesma zona eleitoral, Gustavo Estrella; e, representando o TRE-RS, o assessor do núcleo de ouvidoria, Augusto Schulz; a assessora de comunicação, Gabriele Mayer; e as assessoras de cerimonial, Lorena Rauter e Luciane Gasperin.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Gabriele Mayer
Revisão: Jeffeson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube