Justiça Eleitoral gaúcha apoia ARI no combate à desinformação
Associação Riograndense de Imprensa – ARI, lança a segunda etapa da campanha 'O Poder de Duvidar'
Nesta quinta-feira, 18, foi realizada a divulgação da segunda etapa da campanha 'O Poder de Duvidar'. Na oportunidade, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) fez o anúncio e a oficialização do apoio do do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), na sede da entidade, em Porto Alegre.
O apoio do TRE-RS foi formalizado pela assinatura de seu presidente, o desembargador Voltaire de Lima Moraes no local. Em seu pronunciamento, o desembargador Voltaire fez questão de destacar o papel de extrema relevância da imprensa tradicional no combate às notícias falsas. Frisou que, apenas com a verdade dos fatos, os eleitores poderão realizar uma escolha consciente de seus futuros governantes nas eleições municipais que teremos neste ano de 2024. Concluiu reafirmando a total confiança na imprensa tradicional, através da ARI. Confiança esta que está materializada no convênio firmado.
Segundo o presidente da ARI, José Nunes, o principal objetivo desta campanha é conscientizar a população sobre a importância de duvidar das informações originadas de fontes não confiáveis. "É fundamental que as pessoas ajam com cautela, verificando a veracidade das informações antes de compartilhá-la e evitando disseminar notícias falsas", aconselha.
As fake news acarretam sérios problemas em diversos aspectos da vida das pessoas. Por isso, a campanha publicitária, criada pela Agência de Publicidade Moove, será veiculada nos meios de Comunicação do Estado, visando promover uma maior responsabilidade na divulgação de informações.
O encontro contou com a presença do professor Alisson Coelho, que falou sobre 'Desinformação e Democracia: Inteligência Artificial em Tempo de Fake News'. A campanha foi lançada em abril com o propósito de chamar a atenção da sociedade para a informação fraudulenta e a desinformação.
Texto: Jefferson Wilson, com informações da ARI
Imagem: Cleber Moreira
Revisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube