Curitiba sedia Encontro Nacional de escolas judiciárias eleitorais
O evento, sediado no TRE-PR nos dias 4 e 5 de julho, contou também com a presença representantes das Assessorias de Comunicação da Justiça Eleitoral de todo o país
O XXI Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE)) ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e contou com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição.
A abertura foi realizada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, onde destacou a atuação da Justiça Eleitoral por meio das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), que funcionam como centros de formação para todos que participaram do processo eleitoral. Além disso, acrescentou que o alcance das iniciativas transcende a própria Justiça Eleitoral, como no projeto Parlamento Jovem. “É um trabalho social de aproximação com a comunidade”, disse.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que participou de forma on-line, salientou que as capacitações voltadas aos que participam do processo eleitoral garantem uma eleição “segura, transparente e correta de acordo com a legislação”. Conforme o presidente do CODEJE, desembargador do TRE-RS Jorge Luiz Dall’Agnol, o encontro das EJEs permite pensar em uma união para enfrentar demandas e desafios em conjunto.
Além do desembargador Jorge Luiz Dall’Agnol, que é o diretor da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS); também participaram do evento pelo TRE-RS a coordenadora da EJERS, Renata Pochmann Simoni, a chefe da seção de aperfeiçoamento jurídico e estudos eleitorais, Fabiana dos Santos; o assistente da EJERS, Dione Santos de Almeida, e ainda o servidor da ASCOM, Jefferson Cardoso.
Ao final da abertura, o presidente da Associação de Magistrados do Brasil (AMB), Frederico Mendes Júnior, destacou o amadurecimento da Justiça Eleitoral nos últimos anos: “Talvez o ramo da Justiça que mais se transformou nos últimos 20 anos foi a Justiça Eleitoral”.
Reunião com assessores
Como parte da programação do CODEJE, as assessoras e os assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral se reuniram para tratar de temas como a criação de uma política nacional de comunicação, gerenciamento de crise, calendário de campanhas, impulsionamento de conteúdo, material gráfico da eleição, desinformação e divulgação conjunta de questões de impacto nacional. Na oportunidade, o TRE-RS foi representado pelo servidor Jefferson Cardoso.
O presidente do CODEJE, desembargador Jorge Luiz Dall’Agnol, fez a abertura do evento. A seguir, o secretário-executivo da EJE do Espírito Santo, Vinícius Quintino de Oliveira, apresentou as avaliações diagnósticas do Sistema EJE. No fim da manhã, o diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, promoveu um diálogo com os diretores das escolas, discutindo e aprovando a Carta CODEJE, redigida pelas coordenadoras e coordenadores, em sua integralidade.
Na manhã do segundo e último dia do evento (5), houve uma visita à Escola de Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponholz, no edifício-sede do TRE-PR. O presidente do Instituto Mais Cidadania, professor doutor Roosevelt Arraes, apresentou o Jogo das Eleições, que, de forma lúdica, promove uma reflexão sobre questões éticas do processo eleitoral.
O secretário geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), doutor Luiz Gustavo de Andrade, falou sobre a atuação da Academia.
Pela tarde, o assistente da EJERS, Dione Santos de Almeida, junto com o desembargador Jorge Luiz Dall'Agnol, ministrou uma aula sobre crimes no ambiente digital e educação midiática como forma de combater a desinformação.
Ao final do encontro, o presidente do CODEJE, Desembargador Jorge Dall'Agnol, agradeceu a hospitalidade do TRE-PR.
Eleição de representantes
No encerramento do evento, foi realizada a votação para os representantes do CODEJE nas macrorregiões do Brasil, com exceção da região Centro-Oeste. Na região Sul, o diretor executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, foi eleito como representante, por aclamação.
Texto: Jefferson Wilson, com informações do TRE-PR
Imagem:TRE-PR
Revisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube