Presidência do TRE comparece à apresentação de documento sobre as Eleições de 2024

Relatório de Avaliação das Eleições de 2024, apresentado pela presidente do TSE, aponta resultados quantitativos e qualitativos reunidos durante o processo eleitoral

TRE-RS: eleições 2024

Nesta segunda-feira (9), o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, e o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Mario Crespo Brum, estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para participar da reunião ao qual a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou o Relatório de Avaliação das Eleições 2024 aos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e a jornalistas e a veículos de imprensa. Também acompanharam a presidência do regional gaúcho: a diretora-geral, Ana Gabriela Veiga, e o secretário da presidência, Fernando de Assumpção Neto.

O Relatório de Avaliação das Eleições 2024 mostra os resultados quantitativos e qualitativos reunidos durante o processo eleitoral analisados por especialistas do TSE, a partir de informações obtidas com os TREs, os cartórios eleitorais e as áreas técnicas do Tribunal.

Entre os temas presentes no documento, estão dados de comparecimento do eleitorado às urnas e de abstenção; denúncias e ocorrências; acessibilidade; e perfil do eleitorado por idade, sexo e raça. Também há informações sobre o quantitativo de urnas utilizadas no pleito.

O balanço também aponta os desafios a serem enfrentados e que auxiliarão no aperfeiçoamento das ações a serem adotadas para as Eleições Gerais de 2026.

A ministra Cármen Lúcia agradeceu às cidadãs e aos cidadãos que compareceram às urnas; às juízas e aos juízes; às servidoras e aos servidores da Justiça Eleitoral; às ministras e aos ministros do TSE; e àqueles que atuaram voluntariamente no pleito como mesárias mesários.

A presidente do TSE ainda agradeceu o apoio das forças de segurança para garantir o bom andamento do pleito em todo o país e reforçou o agradecimento à imprensa brasileira pela contribuição com informações que fortaleceram o processo democrático ao combater a mentira e a desinformação.

Aumento do eleitorado e maior participação feminina

O aumento do eleitorado, com crescimento expressivo de mulheres e maior participação das eleitoras e dos eleitores negros, foi um dos destaques apresentados pela ministra, a partir do relatório, bem como o impacto das crises climáticas na realização das eleições e as possíveis soluções para diminuir os índices de abstenção.

Segundo o documento, o Brasil registrou um aumento no número de eleitores entre 2020 e 2024, passando de 147.918.483 para 155.912.680. As mulheres seguem representando a maioria no eleitorado brasileiro. Elas representam 52,47% do eleitorado.

O maior detalhamento na autodeclaração também aponta mudanças significativas na composição racial dos eleitores:

Brancos: apenas 33,34%, indicando uma redução contínua.
Pardos: 53,57%, compondo a maioria.
Pretos: 11,39%.
Indígenas: 0,98%.
Amarelos: 0,72%.

Faixa etária

O perfil etário do eleitorado também tem se transformado, com uma concentração cada vez maior na faixa de 25 a 44 anos, que representa 62,7 milhões de eleitoras e eleitores. Os grupos etários são distribuídos da seguinte forma:

25 a 44 anos: maioria do eleitorado, com mais de 60 milhões de eleitores.
45 a 69 anos: 57,8 milhões de eleitores.
16 a 24 anos: 20 milhões, incluindo o grupo de voto facultativo entre 16 e 17 anos.
70 a 100 anos: 15,2 milhões, também facultativos.

Eleitorado facultativo

As eleitoras e os eleitores facultativos, compostos de jovens de 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos, foram um dos temas centrais da apresentação de hoje. Enquanto 93% dos jovens compareceram às urnas, menos da metade dos idosos votou.


Diversidade racial e de gênero nas candidaturas

Em termos de cor e raça, as candidaturas mostram uma predominância de pessoas brancas, 46,8%, seguidas por pardas, 40,3%, e pretas, 11,3%. Indígenas e amarelos tiveram representatividade mínima, com 0,6% e 0,4%, respectivamente.

Entre os eleitos, o padrão foi semelhante, com brancos ocupando 54,7% dos cargos, pardos 37,7% e pretos 6,3%. Indígenas e amarelos têm 0,4% de representatividade entre os vencedores.

No quesito gênero, o domínio masculino ainda é evidente: 84,69% dos prefeitos eleitos são homens, enquanto as mulheres representam apenas 15,28%. Entre vereadores e vice-prefeitos, as mulheres têm maior participação, mas ainda longe da paridade, com 35,40% e 23,25%, respectivamente.

Texto: Rodolfo Manfredini (com informações do TSE)
Imagem: TSE
Revisão: Gabriele Mayer
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Instagram e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido