Sieme - Sistema para envio de mídia com documentos comprobatórios de receitas e despesas eleitorais
Plataforma online permite a entrega da mídia da Prestação de Contas pela internet, sem necessidade de comparecimento se deslocar até a Justiça Eleitoral
Nas Eleições Municipais de 2024, além da possibilidade de entrega em mídia física, os documentos comprobatórios também poderão ser enviados pelo Sieme, Sistema de Entrega de Mídia Eletrônica da Justiça Eleitoral .
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta sexta-feira, dia 30, nova ferramenta para envio e validação da documentação comprobatória dos valores arrecadados e os gastos por partidos políticos e candidatas e candidatos nas campanhas eleitorais.
A ferramenta permite o armazenamento dos arquivos em nuvem, de forma segura e com absoluta garantia de autenticidade, dispensando o comparecimento a um órgão da Justiça Eleitoral para apresentação dos documentos.
O Sieme pode ser acessado pelas candidatas, pelos candidatos, pelos partidos e por seus representantes que tiverem cadastro no Portal gov.br em qualquer categoria (bronze, prata ou ouro). Para isso, é necessário a criação de uma conta na plataforma do Governo Federal.
Ainda será possível a entrega da documentação em mídias eletrônicas nos cartórios eleitorais, na circunscrição para entrega do arquivo. Candidatas e candidatos às vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador e as agremiações partidárias possuem o dever de informar a movimentação bancária e prestar contas das quantias recebidas e das despesas realizadas no processo eleitoral. Essas informações são declaradas à Justiça Eleitoral pelo Sistema de Prestações de Contas Eleitorais (SPCE) e, posteriormente, divulgadas na página DivulgaCandContas.
Atenção às seguintes informações:
1- O envio das mídias referentes a Eleições anteriores permanece sendo feito de modo presencial;
2 - A prestação de contas parcial ocorre de 9 a 13 de setembro e não é necessário entregar mídia;
3 - A prestação de contas final ocorre até 05 de novembro e as contas só são consideradas prestadas com a entrega da mídia.
Texto: Jefferson Wilson, com informações da Secretaria de Auditoria Interna – SAI
Imagem: SAI
Revisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube