Encontro Boas Práticas inicia com reunião dos corregedores eleitorais
O desembargador Voltaire de Lima Moraes participou da reunião
Nos dias 19 e 20 de setembro acontece, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o Encontro Boas Práticas. Promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), o evento tem como objetivo ampliar a gestão do conhecimento no âmbito das corregedorias regionais eleitorais e disseminar iniciativas e projetos inovadores em busca da melhoria da administração dos serviços e da prestação jurisdicional. O tema da edição deste ano é “Atendimento, Inclusão e Diversidade”.
Na manhã do dia 19, foi realizada a reunião de corregedoras e corregedores eleitorais. Foi um encontro preparatório para o 52º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil, que acontecerá, em breve, no Rio de Janeiro.
O vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes destacou duas questões para serem refletidas, que afetarão as eleições de 2024: a primeira, refere-se a necessidade de desenvolver uma campanha, em nível nacional, que alerte os eleitores sobre a necessidade do cadastramento biométrico, a fim de evitar um “engarrafamento de trânsito eleitoral”, visto que o TSE tem como meta alcançar, nas Eleições Gerais de 2026, a quase totalidade dos eleitores com cadastro das impressões digitais, assinatura e fotografia na Justiça Eleitoral. Relatou que o regional gaúcho enviou, às 165 zonas eleitorais do estado, ofícios contento informações sobre a coleta biométrica, para que sejam repassados à imprensa dos municípios.
A segunda questão destacada pelo vice-presidente e corregedor do TRE-RS foi a necessidade de reforçar a segurança dos magistrados e dos servidores da Justiça Eleitoral, observada a ocorrência de casos de processos julgados envolvendo integrantes de facções criminosas. Sendo assim, ele sugeriu que o TSE emita uma orientação, para que os superintendentes das policias federais prestem, sempre que necessário, auxílio a pedido dos tribunais eleitorais.
Por fim, o desembargador Voltaire informou que TRE-RS lançou o Projeto Humanitário, uma campanha para arrecadar agasalhos, cobertores, produtos de higiene e de limpeza, para as vítimas das recentes enchentes no estado. Todos os corregedores elogiaram a iniciativa.
Também participam do Encontro Boas Práticas, representando o TRE-RS: o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral, Rafael Nunes; a coordenadora de Orientação Jurisdicional e Cadastral, Ana Cristina Moretti; o coordenador de Fiscalização e Apoio às Zonas Eleitorais, Carlos Diniz; o chefe de cartório da 133ª Zona Eleitoral, Elias Vieira; e o assessor de comunicação, Cleber Moreira.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Jefferson Cardoso
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube