TRE-RS destaca o Centenário da Revolução de 1923 em Imagem e Som
Movimento marcou a luta de Ximangos (“Borgistas”) e Maragatos (“Assisistas”) no estado gaúcho
O Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki lança, nesta terça-feira (17) uma série de publicações em alusão à Revolução de 1923.
A produção é fruto do plano de ação “O Centenário da Revolução de 1923 em Imagem e Som”.
Os audiovisuais serão veiculados nas redes sociais do Memorial (Instagram, Facebook, YouTube e Twitter) e no canal do TRE-RS no YouTube todas as terças e quintas-feiras, ao longo de oito semanas. O marco final da ação, em dezembro, remete à assinatura do Pacto de Pedras Altas, que encerrou o conflito de 1923.
Joaquim Francisco de Assis Brasil, expoente distinto na história da Justiça Eleitoral brasileira, foi um dos protagonistas da Revolução. A revolta armada teve como estopim a eleição para a presidência do Estado do Rio Grande do Sul (correspondente ao atual cargo de Governador), em novembro de 1922. Assis Brasil, com apoio do Partido Federalista, foi derrotado por Antônio Augusto Borges de Medeiros, do Partido Republicano, que concorria à reeleição.
A oposição questionou o resultado do pleito, ocorrido antes da criação da Justiça Eleitoral, e, após a posse de Borges de Medeiros, em janeiro de 1923, iniciou a guerra. A Revolução de 1923 foi o último grande conflito militar entre gaúchos, encerrando o chamado “Século Revolucionário” em nosso Estado, iniciado com a Revolução Farroupilha (1835-1845) e seguido pela Revolução Federalista (1893-1895).
Texto e Imagem: Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube