De segunda até sexta-feira da semana passada (23 a 27/10/2023), foi realizado, nas dependências do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS), o TCCAD 2023 (Teste de Campo do Cadastro Eleitoral).
Durante o encontro, servidores de vários Tribunais Eleitorais, de diversas áreas de atividade (Cartórios, Corregedorias, suporte e desenvolvimento) testaram os mais variados cenários de uso das aplicações.
Além de testes funcionais, também foram verificados e avaliados aspectos de acessibilidade e usabilidade, de modo a assegurar um atendimento eficaz, permitindo o uso dos sistemas por todas as pessoas.
O TCCAD promove a integração entre a equipe técnica da SECAD (Seção de Cadastro Eleitoral) do TSE, com usuários experientes dos Regionais, além da CGE (Corregedoria Geral Eleitoral), possibilitando a discussão de evoluções, novas funcionalidades e a priorização das necessidades identificadas.
A Coordenadora de Orientação Jurisdicional e Cadastral, Ana Cristina Moretti, acredita que facilitar o processo tanto para o eleitor quanto para o atendente de cartório é essencial para se ter pessoas habilitadas a votar: “E por isso, é necessário pensarmos como o eleitor, quando estamos qualificando o sistema. Há um processo de empatia muito grande nesses momentos e também de aproximação com a diversidade”, conclui.
Para o Coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), José de Melo Cruz, o “evento já tem surtido muitos resultados positivos, tanto para a população gaúcha quanto para nós servidores do sistema eleitoral”.
O encontro encerrou com avanços em diversos sentidos, principalmente na área da acessibilidade e inclusão, na qual Alexandre Conte, servidor cego, lotado na 134ª Zona Eleitoral de Canoas, colaborou com os testes e aperfeiçoamento do cenário de acessibilidade.
Redação e imagem: Giovana Ramisch (Estagiária de Jornalismo), com o apoio da Assessoria Tecnológica da STI (Secretaria de Tecnologia da informação) do TRE-RS
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira