TRE-RS realiza retotalização de votos das Eleições de 2020 em Torres
85ª Zona Eleitoral realizou o procedimento após cassação de mandato de vereador na cidade
Nesta quinta-feira (22) ocorreu a nova totalização dos votos proporcionais referentes ao cargo de vereador das Eleições 2020 no município de Torres, no litoral gaúcho.
A retotalização se fez necessária após o julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS, da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo - AIME n. 0601039-30.2020.6.21.0085, na qual foi reconhecida a fraude à cota de gênero para o cargo de vereador pelo partido Republicanos no pleito de 2020.
Desta forma, foram declarados nulos os votos direcionados às candidatas e aos candidatos do partido que disputaram as eleições proporcionais (para vereador). Também foi determinada a cassação dos diplomas expedidos aos candidatos da agremiação partidária. O então vereador eleito, João Alexandre Negrini de Oliveira, teve o mandato cassado.
O procedimento de retotalização foi realizado pela equipe da 85ª Zona Eleitoral, sob a coordenação da chefe de cartório, Priscila Farina Vellinho e sua assistente, Taciane Hendler Valim.(foto)
Com a nova totalização foi realizado o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário (artigo 198, inciso II, “b”, da Resolução TSE 23.611/19), sendo então declarado eleito para a vaga o novo vereador Luciano de Matos Raupp, que será empossado pela Câmara de Vereadores da cidade.
Na cerimônia pública estiveram presentes o vereador Rafael da Silveira Elias e o advogado Dr. Douglas Martins Rocha, representado o Partido Progressistas, além do jornalista Anderson Weiler, pela Rádio Maristela, fazendo todo o acompanhamento da recontagem.
Redação: Priscila Farina Vellinho
Imagem: Jefferson Cardoso
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube