TRE-RS participa do Projeto Vereador Mirim em Novo Hamburgo
A 4ª edição do projeto promovido pelo Tribunal e EJERS com a Câmara Municipal de Novo Hamburgo foi lançada nesta terça-feira 28
O Projeto Vereador Mirim é voltado para alunos do 6º ao 9º ano das redes escolares estaduais, municipais e privadas de Novo Hamburgo.
As turmas participam de palestras na Câmara Municipal, que visam o aprendizado e o sentimento de integração na vida política.
As escolas fazem o trabalho em sala de aula com materiais pedagógicos elaborados pela comissão de apoio da Secretaria Municipal de Educação, que resulta nas eleições de vereadores mirins, realizadas através de urnas eletrônicas fornecidas pelo TRE-RS.
No lançamento desta terça-feira, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa acompanharam as informações passadas pela diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, Maria Carolina Hagen, que trouxe diversos questionamentos dos próprios alunos enviados previamente, e buscou explicar o funcionamento do Poder Legislativo e da Câmara Municipal.
A diretora reafirmou a importância da participação do Tribunal: “A parceria com o Tribunal Regional Eleitoral veio para qualificar muito o projeto, pois além dos estudantes entenderem o papel do Legislativo e dos vereadores enquanto representantes, também agora eles vão poder ter contato com temas ligados ao processo eleitoral, e mais ainda, vão poder realizar as eleições com as urnas eletrônicas e conferir na prática a segurança e confiabilidade que o processo eleitoral brasileiro tem.”
Posteriormente, Débora Vicente, Chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do RS, trouxe em sua palestra analogias ao livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Caroll, chamando o Brasil de País das Urnas Eletrônicas.
Em sua fala, Débora alertou sobre fake news, enumerou as conquistas femininas no mundo político, esclareceu dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro e trouxe o questionamento: “Como melhorar a igualdade na sociedade?”.
Débora também falou da necessidade de um projeto focado na juventude dentro da Justiça Eleitoral: “Faz parte do crescimento desse jovem, incentivando a participação e demonstrando a importância que tem para o país eles participarem da vida política”.
Texto: Helena Brum
Foto: Maíra Kiefer - Câmara de Vereadores NH
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube