Vice-Presidente e Corregedora do TRE-RS participa do 51º CCORELB
Encontro de Corregedores Eleitorais de todo país tratou de temas relevantes para Justiça Eleitoral
A Vice-Presidente e Corregedora do TRE-RS, Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, participou, nos dias 24 a 26 de maio, do 51º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). Esta edição foi sediada em Macapá, no Amapá. Também estiveram presentes representando o TRE-RS, o Secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (SCRE), Rafael Nunes; a Coordenadora de Orientação Jurisdicional e Cadastral, Ana Cristina Moretti; e o Coordenador de Fiscalização e Apoio às Zonas Eleitorais, Carlos Diniz.
A reunião de representantes das Corregedorias abriu a programação com a condução da Secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral, Roberta Gresta, que conduziu os debates propondo pautas como a atualização da Resolução n° 7.651 que trata sobre atribuições do corregedor-geral e dos corregedores regionais da Justiça Eleitoral.
A equipe da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE) também apresentou o resultado das demandas expostas pelas Corregedorias Regionais e discutiu temas técnicos e sensíveis ao trabalho das corregedorias, principalmente aqueles de operacionalização e compatibilização das normas com o gerenciamento do cadastro eleitoral.
A solenidade de abertura do 51º CCORELB teve como convidado de honra o presidente do Tribunal Judiciário de Cayenne, na Guiana Francesa, o juiz Mahrez Abassi. Ele proferiu a palestra "Eleições da República Francesa e a função do Tribunal Judiciário de Cayenne."
No último dia de encontro, os corregedores discutiram as ideias e inovações no âmbito das corregedorias. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Corregedor-Geral Eleitoral, Benedito Gonçalves, que também é presidente de honra do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), acompanhou os debates e as exposições.
Em seu pronunciamento, o Ministro Benedito Gonçalves falou sobre o aprendizado recíproco que o encontro de corregedorias proporciona e trouxe a notícia de que a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) submeteu ao Tribunal Superior Eleitora, (TSE) uma série de atualizações de normas que tratam das atribuições das Corregedorias relativas a Resolução que data de 1965.Ele também anunciou que a CGE vai preparar uma cerimônia especial de outorga dos selos de boas práticas das corregedorias regionais. O evento ainda não tem data agendada.
Como parte da programação foram apresentadas palestras, dentre elas a exibição do Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Julio Valente, sobre a Cibersegurança na Justiça Eleitoral. O secretário falou do aumento no número de ataques de hackers a instituições públicas e privadas, e expôs a Estratégia Nacional de Cibersegurança como forma de combater o aumento do número de ataques cibernéticos à Justiça Eleitoral.
O 51° Encontro do Colégio de Corregedores do Brasil encerrou com a assinatura da Carta de Macapá. O TRE do Rio de Janeiro deverá receber a edição 52° do Encontro do CCORELB, em outubro.
Texto: Rodolfo Manfredini (com informações do TRE-AP)
Imagem: TRE-AP
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube