100 Anos do Pacto de Pedras Altas será celebrado pelo TRE-RS
Acordo pôs fim à Revolução de 1923 envolvendo partidários do federalista Assis Brasil e do republicano Borges de Medeiros
No final do mês de junho, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, esteve no município de Pedras Altas, no sul do estado. No local, pode conhecer o histórico Castelo de Pedras Altas, onde foi realizada uma reunião para iniciar as tratativas para as comemorações dos 100 Anos da assinatura do Pacto de Pedras Altas que ocorrerá em dezembro deste ano.
O acordo político foi assinado ali no dia 14 de dezembro de 1923, após 11 meses de luta armada no Rio Grande do Sul, pondo fim à Revolução de 1923. A revolta envolveu de um lado os partidários do presidente do estado, o republicano Antônio Augusto Borges de Medeiros, e, de outro, os aliados do líder federalista Joaquim Francisco de Assis Brasil.
Também integraram a equipe do TRE-RS, o desembargador eleitoral Caetano Lo Pumo; o juiz da 123ª Zona Eleitoral de Pedro Osório, doutor Marcelo Malizia Cabral; o Secretário Judiciário, Rogério de Vargas; o Secretário da Presidência, Fernando Assumpção Neto; o Coordenador da EJERS, Carlos Vinicios Cavalcante; o Assessor de Comunicação, Cleber Moreira; o Assessor de Orientação Tecnológica, Luís Fernando Schauren e a chefe da Seção de Programas Institucionais da EJERS, Débora Vicente.
A Comissão destinada ao planejamento e execução do evento comemorativo de 100 Anos do Pacto de Pedras Altas foi nomeada esta semana pela Portaria TRE-RS n. 1833, de 04 de julho de 2023.
Texto: Jefferson Wilson
Imagem: Luis Fernando Schauren
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube