TRE-RS realiza retotalização de votos de vereador da capital gaúcha
Nova totalização foi necessária após a cassação do mandato do vereador Alexandre Bobadra
Nesta quarta-feira (23), foi realizado a RETOTALIZAÇÃO DE VOTOS para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE/RS.
O procedimento considera que foram tornados nulos os votos do vereador Alexandre Bobadra, na sessão do Pleno do TRE-RS no último dia 15 de agosto e, portanto realizou um recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, definindo o candidato que deverá assumir a vaga deixada.
A cerimônia de nova totalização dos votos da Eleição Municipal de 2020 foi aberta ao público e iniciou às 14 horas na sede do TRE-RS, no centro de Porto Alegre, sendo presidida pelo Juiz Eleitoral da 160ª Zona, Roberto Behrendorf Gomes da Silva. Na oportunidade, o Assessor de Orientação Tecnológica, Luis Fernando Schauren, apresentou os métodos usados para realização dos cálculos.
Também estiveram presentes a chefe de cartório da 160ª Zona Eleitoral e sua assistente, Michelle Dornelles D´Agostini e Fernanda Tarasconi, respectivamente.
Coube ao Juiz Roberto Behrendorf Gomes da Silva declarar que o candidato José Cláudio Freitas Conceição (União Brasil), com 4.331 votos, deverá assumir a vaga deixada, conforme relatório final.
Após o reprocessamento, o juiz eleitoral comunica ao presidente da câmara a alteração ocorrida. Embora a legislação não defina um prazo para esta comunicação, a mesma deve ocorrer em até 24 horas, cabendo àquela casa dar posse ao novo ocupante.
Processo relacionado: 0601017-44.2020.6.21.0158
Texto: Jefferson Wilson
Imagem: Giovana Ramisch
Supervisão: Jefferson Cardoso
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube