Iniciada a revitalização do “Castelo Joaquim Francisco de Assis Brasil” em Pedras Altas, RS
Patrimônio cultural tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul, receberá quase R$ 2 milhões para executar as obras
A cerimônia que marca o início das obras de restauração do “Castelo de Pedras Altas” foi realizada no último sábado (26/08/2023), no município de Pedras Altas.
Acompanharam o evento, o diretor da Ejers (Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto), desembargador e ex-presidente do Tribunal, Jorge Luís Dall'Agnol, o coordenador da Escola, Carlos Vinicios de Oliveira Cavalcante e o assessor de comunicação, Cleber Moreira.
O projeto proposto pela Associação Castelo de Pedras Altas, será executado com R$ 1.976.392,30 em recursos do Pró-cultura RS, via LIC (Lei de Incentivo à Cultura).
Erguido entre 1909 e 1913, o castelo foi construído para o diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil, o mais importante teórico de sistemas eleitorais do Brasil entre o final do século 19 e o início do século 20. Desde o ano de 2018, o TRE-RS tem apoiado ações cujo objetivo é a preservação da obra e do legado de Assis Brasil.
O local já tem data para eventos a serem realizados: de 7 a 9 de dezembro de 2023 acontecerá a comemoração dos 100 anos do Pacto de Pedras Altas. A abertura da solenidade ocorrerá no Theatro Guarany, em Pelotas e nos demais dias serão organizadas visitações em pontos culturais e históricos da região, inclusive ao Castelo onde foi assinado o tratado de paz. Mais informações serão divulgadas nos próximos meses.
Redação: Giovana Ramisch (Estagiária de Jornalismo)
Imagem: Ascom, TRE-RS
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube