Enastic é encerrado com palestras sobre tecnologia, governança e acessibilidade
Evento, realizado no TRE-PR, reuniu os principais nomes de Tecnologia da Informação, Inovação e Sustentabilidade de todo o país
O 1° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral foi encerrado, na última quarta-feira (23), com palestras e workshops sobre tecnologia, governança e acessibilidade. O evento, realizado no auditório do edifício-sede, reuniu os principais nomes da Tecnologia da Informação, Inovação e Sustentabilidade de todo o país.
Ao longo dos três dias de evento, foram mais de 20 painéis e palestras, além de cinco workshops, que ocorreram paralelamente à programação no auditório. As pessoas interessadas também puderam visitar os 16 stands de patrocinadores do Enastic, que foram montados no hall de entrada do TRE-PR.
Na ocasião, o TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) foi representado pelo secretário de tecnologia da informação, Daniel Wobeto, pelo coordenador de sistemas corporativos, Daniel Dutra Pillar, pelo coordenador de gestão de tecnologia da informação, Martinho Luiz Marchi, pelo assistente da assessoria de planejamento estratégico e desenvolvimento institucional, Rafael Fabiano Ravazolo e pela assistente da direção-geral, Gabriele Mayer.
Painéis
O último dia de Enastic teve início com a palestra “Keynote: Lições Inovadoras”, ministrada por Viviane Mosé, mestre e doutora em Filosofia. Em seguida, o gerente de Vendas B2B - Ligga, Paulo Lobo, apresentou sobre “Cidades Inteligentes e a importância dos dados”.
O gestor de Segurança Cibernética do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Miranda Zottmann, e o assessor na Assessoria de Inteligência Artificial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rodrigo Almeida de Carvalho, apresentaram o painel “Segurança Cibernética na Justiça Eleitoral”.
Ainda pela manhã, após o intervalo, foi realizada a palestra “Governança de Contratações no Judiciário e a Nova Lei de Licitações (14.133/2021)”, conduzida pelo secretário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), George Maciel.
À tarde, a programação seguiu com o “CIO Talk: Desafios de Tecnologia para 2024 e além na Justiça Eleitoral”, com convidados de regionais eleitorais de Rondônia, da Paraíba, do Tocantins, de Roraima, do Amapá e do Rio Grande do Norte, e com o “Programa de Transformação Digital da Justiça”, apresentado por Celio Castro Wermelinger, coordenador de Modernização do TSE. Na sequência, aconteceu o encerramento oficial do evento.
Workshops
No período da tarde, simultaneamente à programação das palestras no auditório, aconteceram três workshops.
O primeiro, realizado no Laboratório de Inovação, com o tema “Compensação de Carbono”, foi ministrado pela bióloga Talía Bonfante. Concomitantemente, aconteceu o workshop “Sentindo na Pele”, apresentado pelos membros da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PR. Na sequência, a jornalista e analista judiciária do Tribunal, Melissa Medroni, abordou a “Linguagem Simples na Justiça Eleitoral”.
Redação: Roberto Carlos Raymundo, com informações do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná)
Edição de Imagem do TRE-PR: Giovana Ramisch de Azevedo (Estagiária de Jornalismo)
Revisão: Jefferson Cardoso
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagrame TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube