Eleitores devem verificar local de votação com antecedência
Embora a maioria dos lugares não tenha mudado, algumas urnas precisaram ser realocadas
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS realiza a votação nos 497 municípios do estado, contando com 27.201 urnas instaladas em 8.025 locais cedidos por escolas, clubes e salão paroquiais, entre outros.
Mesmo tendo sido realizado um acompanhamento e inspeção destes locais, alguns deles podem ter sofrido algum dano que não ofereça condições de uso para o dia da votação.
Desde o último pleito municipal no Rio Grande do Sul, 682 seções eleitorais foram alteradas para as eleições gerais deste ano.
Além dessas mudanças definitivas, houve ainda 53 trocas temporárias de local, devido a diversos motivos ocorridos mais recentemente, como falta de energia elétrica (roubo de fiação), danos na estrutura, insegurança etc.
As 188 seções desses locais foram remanejadas pelos cartórios para outros endereços próximos, visando minimizar o prejuízo às eleitoras e eleitores.
Um exemplo acontece em Porto Alegre, onde 15 seções que funcionavam na Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt, no Bairro Menino Deus, precisaram ser realocadas, devido ao furto de fios elétricos no local, a poucos dias da votação. Neste caso, os eleitores deverão se dirigir ao prédio do Foro Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1.432), a menos de um quilômetro do endereço original, unindo-se às 8 seções que já funcionam ali.
O site do TRE-RS traz as informações dos locais que foram alterados, tanto em definitivo, quanto provisoriamente apenas para esta Eleição 2022.
O eleitor poderá consultar, individualmente, seu local de votação, através do aplicativo e-Título e nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS)
Passo a passo para consulta individual:
a) Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta clicar no menu “Eleitor e eleições” na barra superior da página, e depois acessar Eleições 2022. Em seguida, consulta ao local de votação. Depois, basta pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF.
b) No site do Tribunal Regional Eleitoral, clicar em “Atendimento” e acessar “Serviços ao eleitorado/Título de eleitor/Informações sobre o meu Título/Consultar local de votação”. Preenchidos os dados, a página vai informar o local de votação, com endereço completo.
e-Título (deve ser baixado até a véspera da Eleição)
Já o aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, informa o local de votação logo no início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Mas ATENÇÃO, só estará disponível para download até o dia anterior das Eleições, dia 1º de outubro, sábado.
Texto: Jefferson Wilson
Imagem: TSE
Supervisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube