Urnas encaminhadas para os locais de votação em Porto Alegre
Após preparo e inspeção, as urnas já estão prontas para o segundo turno das eleições
Na quinta-feira (27), 3.061 urnas eletrônicas utilizadas no segundo turno, começaram a ser transportadas aos 359 locais de votação na capital gaúcha. O processo foi antecipado em função do feriado do Dia do Servidor Público, na sexta-feira (28), que fará com que alguns locais fiquem fechados. Foram distribuídas as urnas de sete zonas eleitorais da Capital e, no sábado (29), serão distribuídas das três zonas restantes.
O Chefe da Seção das Urnas e Voto Informatizado do TRE-RS, Vanderlei Santos, informou que a preparação aconteceu do dia 14 a 21, onde foi inserido na memória das mesmas as informações sobre os candidatos que disputam o segundo turno. A inspeção ocorreu do dia 24 a 26. Além dos juízes eleitorais e promotores, o representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições (CTE) do TSE, Major Renato Vargas Monteiro acompanhou o processo.
O transporte é feito por uma empresa terceirizada contratada por licitação, e a logística é toda controlada, desde a saída do depósito até a entrega nos locais de votação pelos servidores do TRE-RS. Nos colégios, prédios públicos e privados, há responsáveis para receber e conferir o material. Os Presidentes de Mesa fazem a instalação e a conferência da urna que será usada na respectiva seção eleitoral.
Além das 3.061 urnas eletrônicas das seções de Porto Alegre, há 200 urnas de reserva para substituição por eventuais problemas que possam ocorrer. “Esse número é quantidade mais do que suficiente para atender qualquer defeito de entrega ou no dia da votação”, concluiu o Chefe da Seção das Urnas e Voto Informatizado do TRE-RS, Vanderlei Santos.
Texto: Suziley Canto
Imagem: Guilherme e Luã (estagiários de Jornalismo)
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, InstagrameTikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube