TRE-RS emite a zerésima do segundo turno das Eleições 2022
Ato faz parte do processo de segurança da votação eletrônica
Em solenidade realizada no Plenarinho do TRE-RS, neste sábado (29), a Vice-Presidente e Corregedora do Tribunal, Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, conduziu o ato de emissão da zerésima, documento gerado em cada zona eleitoral, antes do início da votação.
A zerésima (expressão que vem de “zero”, ou seja, nenhum registro) tem por objetivo atestar que nenhum voto foi registrado na urna eletrônica, para nenhum candidato ou partido, antes que os eleitores tivessem efetivamente começado a votar.
O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, explicou o passo a passo do processo em detalhes, descrevendo o funcionamento do sistema, que é ligado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vários observadores estavam presentes no ato, como os representantes da Associação Nacional de Juízes pela Democracia e da OEA (Organização dos Estados Americanos, ligada à ONU). A Corregedora ressaltou a importância destas participações:
“Além de tudo que faz do nosso sistema de votação eletrônica um processo totalmente seguro e eficiente, é fundamental o papel dos observadores neste ato para reforçar a transparência e legitimidade do nosso processo eleitoral”.
O Presidente do TRE-RS, Desembargador Francisco José Moesch, citou o ato da zerésima como mais um exemplo da dimensão e complexidade de toda a estrutura mobilizada para as eleições, ressaltando a importância de cada servidor, e do esforço em todos os níveis para que as eleições transcorram com tranquilidade e segurança.
“Mais do que qualquer um, a grande vitoriosa com toda esta mobilização e empenho é a nossa democracia, que a cada eleição sai mais consolidada e fortalecida”.
Após a emissão da zerésima, os presentes assinaram a ata referente ao evento, que também teve a participação dos Desembargadores Eleitorais Caetano Cuervo Lo Pumo, Amadeo Buttelli e José Vinícius Japur; a Diretora-Geral do TRE-RS, Ana Gabriela Veiga; o Secretário da Corregedoria Regional Eleitoral, Rafael Gonçalves Nunes; o Assessor de Orientação Tecnológica, Luis Fernando Schauren; e o Assessor de Segurança da Informação, Ivo Netto.
Texto e Imagem: Ricardo Azeredo
Supervisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagrame TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube