Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul
Apuração foi concluída no estado às 20:33h
Embora tenha renunciado ao mandato, Eduardo Leite (PSDB) é tecnicamente considerado governador reeleito.
Neste segundo turno, ele fez 3.687.126 votos, ou 57,12%.
O candidato Onyx Lorenzoni (PL), que tinha feito mais votos que Leite no primeiro turno, nesta etapa final da eleição alcançou 2.767.786 votos, ou 42,88%.
No Rio Grande do Sul, não houve registro de ocorrências significativas durante o período de votação, tal como ocorreu no primeiro turno.
Segundo o Presidente do TRE-RS, Desembargador Francisco José Moesch, foi um pleito que transcorreu em absoluta tranquilidade, apesar do acirramento do debate entre os candidatos, que foi uma característica marcante da campanha no estado, clima também influenciado pela polarização política em nível nacional.
O Presidente do Tribunal ressaltou também a complexa mobilização da estrutura da Justiça Eleitoral, que garantiu a eficiência do sistema eleitoral em todas as etapas, do início até a apuração final, destacando a segurança das urnas eletrônicas.
No plenário do TRE-RS, a apuração final foi demonstrada em tempo real nos telões. Além dos veículos de imprensa da capital e do interior, acompanharam a contagem dos votos diversas autoridades e representantes de entidades da sociedade civil.
Texto: Ricardo Azeredo
Imagem: Gabriel Albuquerque
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagrame TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube