Confira a apuração dos votos do segundo turno
Aplicativo da Justiça Eleitoral possibilita verificar a correspondência do BU impresso com os boletins divulgados na internet pelo TSE
Terminada a votação deste domingo (30), às 17h do fuso horário de Brasília, chegou a hora de apurar os votos nas seções eleitorais e enviar os resultados para serem totalizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também é o momento em das cidadãs e dos cidadãos acompanharem as apurações nas seções eleitorais das suas cidades e conferir o resultado das eleições junto com a Justiça Eleitoral.
Para ajudar nessa missão, o TSE desenvolveu o aplicativo Boletim na Mão, que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store . Por meio dele é possível fiscalizar o processo de apuração das urnas eletrônicas nas seções eleitorais. Para isso, basta usar o app para ler o QR Code que é impresso no fim de cada Boletim de Urna (BU), que é o extrato detalhado dos votos depositados na urna eletrônica que o emitir. Após o fim da votação e da impressão do BU, uma via é obrigatoriamente afixada na porta da respectiva seção eleitoral.
Acompanhe pelo aplicativo
Por meio do aplicativo, eleitoras e eleitores têm acesso rápido e digitalizado aos conteúdos dos BUs impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. O Boletim na Mão possibilita ainda a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizar a verificação da correspondência do documento impresso com os boletins divulgados na internet pelo TSE após a votação.
Ao acessar o aplicativo Boletim na Mão, a câmera do celular fará a leitura do QR Code, e o app guardará a imagem gerada automaticamente no aparelho. Será possível ainda compartilhar os BUs lidos com outras pessoas por diversas plataformas. Não é preciso conexão com a internet para fazer a leitura do código impresso no Boletim de Urna. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do documento lido.
Pelo aplicativo, a cidadã ou o cidadão poderá obter cópia de quantos boletins quiser, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais. As informações poderão ser comparadas com os dados disponibilizados na internet no mesmo dia da votação, por meio do aplicativo Resultados, também da Justiça Eleitoral, ou na página Resultados, do TSE.
Siga-nos no Twitter, InstagrameTikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube