TSE realiza Encontro dos Assessores de Comunicação
ASCOM do TRE-RS participa do evento
Nesta segunda-feira (13), foi realizado, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o primeiro dia do Encontro dos Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral. O TRE-RS esteve representado pelo assessor de Comunicação, Cleber Moreira, e pelo servidor da Assessoria de Comunicação (ASCOM), Jefferson Wilson.
A secretária de Comunicação e Multimídia do TSE (Secom), Giselly Siqueira, explicou a necessidade de as assessorias de comunicação dos órgãos da Justiça eleitoral trabalharem em conjunto, de forma integrada, para que cada vez mais a instituição entregue respostas rápidas à sociedade.
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, enalteceu o trabalho realizado pelas Assessorias de Comunicação. “É com muita satisfação que recebemos, aqui no Tribunal Superior Eleitoral, as senhoras e os senhores, que são os responsáveis pelo elo, pelo contato entre a Justiça Eleitoral e a imprensa e os meios de comunicação brasileiros e internacionais. Também são a ponte entre a nossa instituição e a sociedade e, claro, são aqueles que fazem chegar nossas orientações ao nosso público interno, esse exército do bem de 22 mil trabalhadores, que exercem suas atividades no TSE, em cada um dos 27 Tribunais Regionais e também nos cartórios eleitorais”.
Fachin explicou que os órgãos da Justiça Eleitoral devem trabalhar em uma mesma dimensão estratégica, com intercâmbio de atuação, pois juntos têm a função primordial de realizar com a segurança necessária mais uma eleição. “Estamos seguros de que a Justiça Eleitoral está preparada. Os cronogramas estão desenvolvidos sem sobressaltos, a preparação das eleições segue o ritmo, a forma e o planejamento estipulados, para assegurar que os resultados vindos das urnas serão respeitados”.
Por fim, reiterou que as Assessorias de Comunicação não trabalhem apenas de forma reativa, mas principalmente examinando previamente possíveis riscos e vulnerabilidades. “O som da Justiça Eleitoral é produzir confiança”.
Em seguida, Frederico Alvim, assessor especial da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação, esclareceu as diretrizes a serem seguidas pelas áreas de Comunicação dos tribunais com relação ao tema. Também explicou sobre a importância do marketing e da comunicação interna no cenário atual do país, em que as trocas de dados são feitas de forma hostil e baseadas nas emoções, e não na racionalidade. “A comunicação interna deve focar na capacitação e no engajamento dos servidores e colaboradores eleitorais de todo o país, para que eles atuem no combate à desinformação e na defesa da Justiça Eleitoral”.
A secretária de Gestão de Pessoas do TSE e presidente do Grupo de Trabalho Mesários, Ana Cláudia Mendonça, apresentou aos assessores um panorama sobre o treinamento das 2,5 milhões de pessoas que vão colaborar com a Justiça Eleitoral na realização das eleições gerais deste ano. Ela explicou que, no último fim de semana, foi gravado um vídeo instrucional, e que o material que vai capacitar os mesários traz novidades, como explicações sobre a urna eletrônica modelo 2020 e o teste do teclado que será realizado antes da emissão da zerésima.
Texto: Rodolfo Manfredini (com informações do TSE)
Imagem: TSE
Coordenação : Cleber Moreira