Nelson Jobim proferiu aula magna na EJERS
Palestra abriu o 2º semestre letivo de 2021
Na manhã desta quarta-feira (28/7/2021) a EJERS (Escola Judiciária Eleitoral do RS) abriu o 2º semestre letivo de 2021.
A solenidade foi conduzida pelo desembargador Francisco José Moesch, vice-presidente e corregedor do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS).
A apresentação do conferencista coube a Marco Aurélio Costa Moreira de Oliveira, advogado, ex-presidente do TRE-RS (1988/1989), desembargador aposentado do TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS) e professor em diversas universidades e escolas de formação e aperfeiçoamento jurídico.
Na aula magna, Nelson Azevedo Jobim falou sobre “sistemas eleitorais”.
O conferencista é ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), onde também foi presidente. Assim como do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No executivo federal ocupou os cargos de Ministro da Justiça e da Defesa. No legislativo federal foi deputado pelo RS em dois mandatos, tendo sido constituinte.
Jobim estruturou a conferência em três eixos: “cidadania política”, “verdade eleitoral” e “sistemas eleitorais” propriamente ditos.
Dentre outros aspectos, destacou que já foi superado o problema da verdade eleitoral por conta da implementação da urna eletrônica.
O evento foi realizado por videoconferência, cuja gravação está disponível no canal oficial da EJERS no YouTube.
Também integraram a mesa virtual, liderada pelo presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, o ex-presidente do Tribunal (2018/2019) e diretor da EJERS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, o presidente do TJ-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, a corregedora-geral de justiça do RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, o diretor da escola da AJURIS (Associação dos Juízes do RS), desembargador Jayme Weingartner Neto, o procurador regional eleitoral, dr. Fábio Nesi Venzon, o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de SP) e do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), e o conselheiro da OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil, seção RS) e desembargador aposentado do TJ-RS, Walter Jobim Neto.
Redação: Leandro Bertolo, com a colaboração da EJERS.
Revisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube