Representantes do TRE-RS conhecem prédios históricos do Tribunal de Justiça de SP
A visita serviu como subsídio para auxiliar na montagem do memorial da Justiça Eleitoral do RS
No dia 3 desse mês, o presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, esteve em São Paulo, onde visitou o Tribunal de Justiça do estado paulista. Também acompanharam o desembargador Arminio, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol; a diretora-geral da instituição, Ana Gabriela Veiga e o secretário judiciário, Rogério de Vargas. A visita teve como objetivo conhecer as dependências do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a fim de auxiliar na montagem do memorial da Justiça Eleitoral gaúcha.
A comitiva conheceu três prédios históricos do TJSP: o Memorial Hely Lopes Meirelles, o Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, e o Palácio da Justiça. A desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, coordenadora do Museu do TJSP, foi a responsável por guiar os visitantes.
No Memorial Hely Lopes Meirelles, os integrantes do TRE-RS ouviram sobre a vida pessoal e profissional do desembargador que dá nome ao prédio, e observaram itens como títulos, medalhas e condecorações do magistrado.
No Palacete Conde de Sarzedas, a comitiva do Regional gaúcho subiu na torre do casarão, que pertenceu à família do Conde de Sarzedas até 1939 e viu, dentre outros objetos, artigos doados pelo presidente do TJSP. Lá, a desembargadora Luciana Bresciani presenteou os visitantes com o livro “Justiça de São Paulo: Entre História e Futuro”, lançado pelo TJSP em 2017.
Na sede do Poder Judiciário paulista, o Palácio da Justiça, os integrantes do TRE-RS foram saudados pelo corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe. Eles conheceram os principais espaços: o Salão dos Passos Perdidos, o Salão do Júri, o Espaço Cultural Paulo Bomfim, a Sala José Adriano Marrey Junior, e o Salão Nobre (Sala Ministro Manoel da Costa Manso), também conhecida como Plenária, onde ocorrem as sessões presenciais do Órgão Especial.
O presidente do TRE-RS agradeceu a recepção amistosa que recebeu e enfatizou: “O Tribunal de Justiça de São Paulo é um modelo do que podemos ter de bom”.
Texto: Rodolfo Manfredini, com informações do TJ-SP
Imagem: TJ-SP
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube