Justiça Eleitoral gaúcha promove seminário sobre a urna eletrônica
Evento por videoconferência ocorre na próxima segunda-feira (28)
O seminário "A Urna Eletrônica: Essa desconhecida" é o terceiro evento promovido pela Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS, trazendo a urna eletrônica ao debate entre veículos de comunicação e a Justiça Eleitoral gaúcha.
Realizada na próxima segunda-feira (28), com transmissão ao vivo pelo canal do TRE Gaúcho no YouTube, a partir das 14h, a videoconferência propõe esclarecer os principais aspectos de segurança e de funcionalidade da urna.
O evento será mediado pelo assessor de comunicação do TRE-RS, Cleber Moreira, e terá a participação do secretário de Tecnologia da Informação da instituição, Daniel Wobeto, da secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Ana Gabriela Veiga, do chefe da Seção de Orientação e Suporte em Tecnologia da Informação, Luis Fernando Schauren, e dos jornalistas Tulio Milman (RBS) e Taline Oppitz (Correio do Povo).
O principal foco de trabalho da comissão será a discussão de medidas que possam ser adotadas para melhorar o entendimento do cidadão sobre o funcionamento do processo eleitoral, buscando assim mitigar o alcance das informações incorretas compartilhadas, principalmente por usuários de redes sociais e aplicativos de envio de mensagens, durante o período eleitoral.
"Estamos contribuindo no combate às fake news em relação a segurança da urna, mas também ajudando o eleitor a não ter nenhum risco de votar errado", comenta Daniel Wobeto acerca da importância do debate.
Texto: Victor Eduardo Siviero
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira