Orientações da Justiça Eleitoral para o segundo turno
A Justiça Eleitoral elaborou uma série de dicas, destinadas aos eleitores, para a votação que ocorrerá no dia 29 de novembro
O segundo turno das eleições municipais ocorre neste domingo (29) e a Justiça Eleitoral segue organizando o pleito para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Seguindo os protocolos do primeiro turno, que se provaram eficientes, todas as seções eleitorais estarão abastecidas com EPIS e os mesários devidamente instruídos sobre os procedimentos a serem adotados.
Recomendações sanitárias
As orientações seguem as mesmas do primeiro turno, buscando garantir a segurança de todos os cidadãos e celeridade da votação.
O eleitor deve seguir as normas de distanciamento social e evitar o contato físico. A recomendação é que seja mantida a distância de um metro entre os presentes.
Álcool gel e máscaras serão disponibilizados, mas solicitamos que cada eleitor saia de casa levando a sua própria, pois o número de máscaras extras é limitado e a utilização é obrigatória para votar.
Na hora de votar
Ao entrar na seção eleitoral, o cidadão deverá se posicionar na frente do mesário, a uma distância mínima de um metro.
Para evitar manuseio do documento, a pessoa deverá mostrá-lo ao mesário. Ao ser identificado pela foto, o eleitor poderá ler em voz alta o número do título para que seja digitado pelo presidente da seção no terminal do mesário. Em seguida, o presidente deverá ler o nome do eleitor para confirmar a sua identidade. Também é possível utilizar o aplicativo e-Título para a identificação, desde que esteja habilitada a biometria. No entanto, é necessário lembrar que o uso do telefone celular na cabina de votação não é permitido.
Depois do processo de identificação, o eleitor deverá higienizar as mãos para a assinatura do caderno de votação, preferencialmente com a sua própria caneta. Após assinar, o cidadão aguarda a liberação da urna. Quando o mesário permitir o ingresso na cabina de votação, o cidadão está apto para digitar o número do seu candidato e, logo após, a tecla Confirma. Terminado seu voto, o eleitor deverá higienizar novamente as mãos e se retirar da seção, abandonando o mais breve possível o prédio, de modo a evitar aglomerações desnecessárias.
Orientações Gerais
Antes do dia do pleito, verifique o seu local de votação por meio do site do TRE-RS ou do aplicativo e-Título. A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza o SOS ELEITOR, pelo telefone 148, para que os eleitores esclareçam eventuais dúvidas. No sábado (28) anterior ao dia do segundo turno, o serviço estará disponível das 10h às 19h e no domingo de eleição (29), das 6h às 17h.
Depois de verificar onde votar, não esqueça de levar documento oficial com foto, máscara e sua caneta para evitar o compartilhamento do objeto na hora de assinar.
A votação ocorre entre sete horas da manhã e cinco horas da tarde, de acordo com o relógio local. O horário entre as 7h e 10h da manhã será preferencial para maiores de 60 anos e pessoas em grupo de risco.
Diferentemente do primeiro turno, a votação agora é realizada somente para a escolha do prefeito (2 dígitos), e ocorrerá em cinco municípios gaúchos. São eles:
Porto Alegre: Sebastião Melo, do MDB e Manuela d'Ávila do PCdoB.
Canoas: Jairo Jorge, do PSD e Luiz Carlos Busato, do PTB.
Caxias do Sul: Pepe Vargas, do PT e Adiló, do PSDB.
Pelotas: Paula Mascaras, do PSDB e Ivan Duarte, do PT.
Santa Maria: Sergio Cecchim, do PP e Pozzobom, do PSDB.
Texto: Murilo Rodrigues (estagiário de Jornalismo)
Imagem:TSE
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira