Conheça o e-Título, o aplicativo do seu título de eleitor
Nova versão do aplicativo da Justiça Eleitoral traz novidades
Praticidade, agilidade e segurança. Estas são características do e-Título, aplicativo lançado em 2018 pela Justiça Eleitoral e que conta com funcionalidades que facilitam o processo eleitoral.
O aplicativo pode ser usado a qualquer momento, mas a Justiça Eleitoral recomenda antecedência caso queira resolver alguma pendência para as eleições municipais de 2020. O alerta é para evitar o grande número de acessos nos dias próximos ao pleito municipal.
Em virtude das recomendações de saúde, as facilidades do e-Título ganharam ainda mais importância. Gratuito, pode ser baixado no Android e iOS através da Google Play ou Apple Store. Após baixar, o eleitor insere o número do título eleitoral, seu nome, a data de nascimento e o nome dos pais.
As novidades da última versão incluem uma central de notificações para o eleitor, a volta da foto de usuário e a possibilidade de justificar a ausência no mesmo dia da eleição.
O TSE disponibilizou um vídeo explicando melhor as novas funções, que você pode assistir clicando "aqui".
Confira as funcionalidades do aplicativo:
Acesso fácil: Na primeira vez, o usuário precisa inserir os dados pessoais. É necessário o cadastro de uma senha de acesso, podendo ser substituída pela biometria quando a funcionalidade estiver disponível.
Acessibilidade: Possui opções de acessibilidade para deficientes visuais e informações sobre o acesso e condições da seção eleitoral.
Central de notificações: Envia ao eleitor mensagens de combate a desinformação e lembretes sobre as eleições.
Consulta de débitos: Emite guia de pagamentos de débitos comuns com a Justiça Eleitoral.
Consulta de locais de justificativa: Informa onde o eleitor pode justificar sua ausência.
Emissão de certidão: Emite certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.
Justificativa do voto: Permite justificar ausência do eleitor no dia de eleição e no prazo de até 60 dias após.
Mesário voluntário: Permite que o usuário se cadastre como mesário voluntário.
*Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Texto: Murilo Rodrigues
Imagem: TRE-RS
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira