TRE-RS tem novo magistrado titular
Amadeo Butteli já atuava como substituto no Pleno
Na sessão plenária do TRE-RS, desta quinta-feira (3/12/2020), tomou posse como desembargador eleitoral efetivo, o juiz de direito Amadeo Henrique Ramella Buttelli.
O novo titular já atuava como desembargador eleitoral substituto desde 02/5/2019.
O magistrado foi escolhido pelo TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS) em sessão do órgão especial de 30/11/2020.
Em nome da corte, a saudação coube ao desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, vice-presidente e corregedor regional eleitoral, que salientou, dentre as qualidades do magistrado, a “compreensão do valor do trabalho, que por mais simples que seja, é enriquecedor. Mas esta compreensão não significa submissão à ditadura do relativismo, em que prevalece a compreensão puramente individual do que é certo e errado, deixando de lado valores absolutos que não se pode relativizar”. Acrescentou que o desembargador Butelli “é extremamente humano, sabe da realidade da vida, mas sabe ter a firmeza que as situações impõem”.
Amadeo Botelli agradeceu as boas-vindas e disse "que assume com muita honra o cargo de juiz efetivo do TRE do Rio Grande do Sul, e justamente no dia 3 de dezembro, dia internacional da pessoa com deficiência." Afirmou que, por integrar o Núcleo Socioambiental e de acessibilidade do TRE, “sente muita alegria” pela coincidência da data. Destacou que lhe é motivo de júbilo integrar a Corte, cuja tradição é "reconhecida no cenário jurídico nacional".
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador André Luiz Planella Villarinho, que endossou as palavras do desembargador Arminio da Rosa e de todos os demais membros da Corte e do Ministério Publico Eleitoral, acerca do desembargador eleitoral.
A cerimônia ocorreu por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRE-RS no YouTube.
Redação: Roberto Carlos Raymundo
Supervisão: Daniel Campos
Imagem: Ascom/TRE-RS
Coordenação: Cleber Moreira