Justiça Eleitoral gaúcha participa do XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário
Evento tem como finalidade avaliar o trabalho dos tribunais nacionais e buscar o aperfeiçoamento dos serviços desempenhados pelo Judiciário
A presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, e o vice-presidente e corregedor, desembargador André Villarinho, participaram do XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inciou na segunda-feira (25), encerrando as atividades nesta terça-feira (26).
Também representaram o TRE-RS na ocasião, o diretor-geral, Josemar Riesgo, o secretário judiciário, Rogério Vargas, a assessora de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional, Magda Andrade e o assessor de Comunicação Social, Cleber Moreira.
O encontro reuniu os presidentes de 91 tribunais brasileiros para debater e avaliar o trabalho desempenhado pelas instituições e buscar o aperfeiçoamento dos serviços prestados. Integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística também participaram do evento.
A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. Na sequência, ocorreu a divulgação e a entrega do prêmio CNJ de Qualidade, destinado aos tribunais que apresentaram melhor desempenho geral nos aspectos de excelência na gestão e planejamento; organização administrativa e judiciária; sistematização e disseminação das informações e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional. O TRE-RS foi condecorado na categoria “Diamante”.
A programação teve andamento com a conferência “Avanços do Poder Judiciário e seus novos desafios”, realizada pelo ministro Dias Toffoli. Na manhã de terça (26), ocorreu o painel “Panorama dos Tribunais Superiores”, que contou com a apresentação de resultados de ações e projetos desenvolvidos em 2019. Durante o turno da tarde, ocorreu uma série de palestras sobre importantes temas para o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelo Judiciário. Também foram realizadas reuniões setoriais por segmentos de Justiça e corregedorias.
No encerramento do encontro houve a divulgação das Metas do Judiciário para 2020 e dos macro desafios a serem enfrentados pelos tribunais no período de 2021 a 2026.
Texto: Diandra Tavares
Imagem: CNJ
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS