Alunos de direito conhecem TRE-RS
Em mais uma edição do programa “Visita TRE”, graduandos assistem a palestra sobre direito eleitoral
A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) organizou, na tarde desta terça-feira (19), mais uma edição do programa institucional “Visita TRE”. O evento reuniu cerca de 60 estudantes da Faculdade de Direito Estácio de Sá no plenário do TRE-RS. A atividade teve como finalidade difundir conhecimentos sobre direito eleitoral.
Ao longo da palestra, o chefe da Seção de Estudos Eleitorais do Tribunal, Ângelo Castilhos, explicou aos estudantes a estrutura de funcionamento da Justiça Eleitoral e as diferentes possibilidades de atuação profissional existentes nessa área.
O servidor também esclareceu as dúvidas dos participantes relativas a temas eleitorais, como o fundo para campanhas, votos nulos e brancos, seleção de mesários, segurança da urna eletrônica, assim como questões ligadas a processos penais e judiciais do pleito.
No final da palestra, os estudantes foram convidados a acompanhar a sessão plenária.
Para a coordenadora pedagógica do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio de Sá, Patrícia Marçal, “esta visita significa uma aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade e a oportunidade de um maior entendimento prático dos alunos em relação aos ensinamentos teóricos lecionados pelas instituições de ensino.”
A estudante de direito Fernanda Inácio afirmou que “entender sobre como o processo eleitoral funciona é algo essencial para a cidadania e que os aprendizados do evento serão válidos para a sua formação.”
Já o servidor do TRE-RS Ângelo Castilhos acredita “que esta aproximação estabelecida com a universidade está de acordo com um dos objetivos da EJERS, que é o incentivar a prática da cidadania por meio da transmissão de maiores entendimentos sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral”.
Texto: Diandra Tavares
Imagem: Luiza Frasson
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS