Cadastramento biométrico é obrigatório em 50 municípios gaúchos em 2019
Eleitores dessas cidades que ainda não fizeram a biometria devem comparecer à Justiça Eleitoral durante período determinado para não terem título cancelado
Desde 11 de março deste ano, os eleitores de 49 municípios do Rio Grande do Sul já estão convocados a comparecer aos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor de suas cidades para fazer o cadastramento biométrico e a atualização de dados no cadastro eleitoral. Quem não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado - confira abaixo o prazo para cada localidade - terá seu título eleitoral cancelado. No dia 17 de junho, o número chegará a 50 cidades, com a inclusão de Casca.
Os cidadãos devem estar munidos de documento de identidade e comprovante de residência. A convocação é destinada a todos os eleitores das cidades listadas que ainda não realizaram a coleta da biometria. Aqueles que já efetuaram o cadastro biométrico, ainda que fora de seu domicílio eleitoral, estão dispensados da obrigatoriedade de comparecer aos postos de atendimento.
“Os eleitores desses municípios que ainda não realizaram o cadastramento biométrico obrigatório devem comparecerem com antecedência aos postos de atendimento, para evitarem filas, no final do prazo”, afirma o gerente do Projeto Biometria do TRE-RS, Martinho Marchi. A convocação é especialmente importante para os eleitores de Cruz Alta, Esteio, Carazinho, Guaíba e Sapiranga, cidades que têm apresentado os menores índices de comparecimento.
Outros 21 municípios, inclusive Porto Alegre, só terão seus eleitores convocados obrigatoriamente em 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nessas cidades. Desta forma, evita-se filas e faz-se com que o procedimento de cadastramento biométrico, responsável pela maior garantia de segurança no voto, seja mais rápido.
O sistema de agendamento do atendimento, disponível no site do TRE-RS, também agiliza esse processo. A ferramenta informa, ainda, se os cidadãos precisam ou não comparecer aos postos de atendimento, bem como se há alguma multa a pagar por ausência a eleições anteriores.