Cadastramento biométrico é obrigatório em 50 municípios gaúchos em 2019
Eleitores dessas cidades que não fizerem a biometria durante período determinado terão título cancelado
Desde 11 de março deste ano, os eleitores de 50 municípios do Rio Grande do Sul foram convocados a comparecerem aos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor de suas cidades para fazer o cadastramento biométrico e a atualização de dados no cadastro eleitoral. Quem não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado - confira o prazo para cada localidade - terá seu título eleitoral cancelado. Nesta quarta-feira (17), o período terminou para os municípios de Sananduva e Sobradinho.
Os cidadãos devem estar munidos de documento de identidade e comprovante de residência. A convocação é destinada a todos os eleitores das cidades listadas que ainda não realizaram a coleta da biometria. Aqueles que já efetuaram o cadastro biométrico, ainda que fora de seu domicílio eleitoral, estão dispensados.
“Os eleitores devem comparecer com antecedência aos postos de atendimento, para evitarem filas, no final do prazo”, afirma o gerente do Projeto Biometria do TRE-RS, Martinho Marchi. A chamada é especialmente importante para os eleitores de Portão, Esteio, Carazinho, Charqueadas, Guaíba, Itaqui, São Luiz Gonzaga, Osório, Rosário do Sul, Torres, Camaquã e Rio Pardo, cidades que têm apresentado os menores índices de comparecimento.
Outros 21 municípios, inclusive Porto Alegre, só terão seus eleitores convocados obrigatoriamente em 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nessas cidades. Desta forma, evita-se filas e faz-se com que o procedimento seja mais rápido. A biometria é responsável por uma garantia ainda maior de segurança no voto.
Acompanhando a agilidade trazida pelos smartphones, a Justiça Eleitoral oferece o app E-Título. O software está disponível na Google Play e na Apple Store, de forma gratuita. O E-Título substitui o título eleitoral, com algumas funcionalidades adicionais que uma versão digital do documento permite. Nele, é possível conferir todos os dados atualizados do eleitor, inclusive se há ou não a necessidade de fazer a biometria.
O sistema de agendamento do atendimento, disponível no site do TRE-RS, também agiliza esse processo. A ferramenta informa, ainda, se os cidadãos precisam ou não comparecer aos postos de atendimento, bem como se há alguma multa a pagar por ausência a eleições anteriores.
Veja a situação nos 497 municípios do estado
Texto: Jefferson Wilson
Imagem: TRE-RS
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS