EJERS realiza simpósio com foco no combate às fake news
Evento é direcionado a juízes eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral
No dia 3 de maio, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) promoverá o simpósio “A Justiça Eleitoral e as mídias sociais”, no plenário do prédio-sede do TRE-RS (Rua Duque de Caxias, nº 350), em Porto Alegre.
Tendo em vista a proliferação das chamadas fake news nas últimas eleições, o curso tem como objetivo preparar os juízes eleitorais e os servidores do Tribunal para, no próximo pleito, saberem identificar as notícias falsas publicadas nas mídias sociais.
Será apresentado o painel intitulado “Fake News e o legado jurídico das eleições de 2018”, no qual os convidados debaterão sobre o impacto causado pelas notícias falsas no pleito do ano passado.
Serão palestrantes: o doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor de Direito Eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Diogo Rais; a doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), jornalista e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Raquel Recuero; e o assistente técnico dos desembargadores eleitorais do TRE-RS, Alexandre Basílio Coura. A mediação será feita pela coordenadora da EJERS, Débora Vicente, e pelo assessor de Comunicação Social do TRE-RS, Cleber Moreira.
O evento é destinado ao público interno do TRE-RS.
O curso se inicia às 13h45 e se encerra às 17h.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: ASCOM
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS