Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas realiza evento sobre votação paralela
A votação paralela ocorre simultaneamente com as eleições
Hoje (26), a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas promoveu uma reunião com representantes de partidos políticos e entidades da sociedade civil, para tratar de assuntos referentes à votação paralela. O encontro ocorreu às 14h, no Plenário do TRE-RS e contou com a presença dos respectivos presidente e vice-presidente da Casa, o desembargador Jorge Luís Dall’Agnol e a desembargadora Marilene Bonzanini, além do diretor-geral, Antônio Augusto Portinho da Cunha e do Presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, o desembargador eleitoral Eduardo Dias Bainy.
O evento teve como objetivo repassar informações gerais sobre os procedimentos a serem adotados na auditoria das urnas eletrônicas por meio de votação paralela e também, divulgar o cronograma de atividades.
O desembargador eleitoral Bainy abriu os trabalhos, saudando todos os presentes. Mencionou que a votação paralela é um mecanismo de auditoria, por amostragem, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fim de assegurar maior transparência nas urnas eletrônicas. Em seguida, fez uma breve explicação de como se desenvolverá a votação paralela.
O servidor Fabrício Lena, integrante da comissão, complementou a fala do desembargador, fornecendo maiores informações sobre como se desenvolve o procedimento da votação paralela. O servidor apresentou um vídeo, gravado na última eleição, mostrando as etapas da auditoria mencionada. Apresentou também slides com exemplos de preenchimento das cédulas que serão utilizadas na votação paralela.
Lena, também, explicou que, durante todo o processo, há o acompanhamento de uma empresa de auditoria, contratada pelo Tribunal e, nesse ano, o processo, também, será fiscalizado por auditores do Tribunal de Contas da União (TCU).
O desembargador Bainy encerrou a reunião agradecendo a presença de todos.
Os trabalhos de auditoria ocorrerão no domingo da eleição, dia 07, no andar térreo do Prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no período das 8h às 17h.
No dia 6 de outubro, serão sorteadas as urnas eletrônicas que passarão pelos procedimentos de auditoria. O sorteio ocorrerá no Plenário do Tribunal, a partir das 9h, em cerimônia aberta aos partidos políticos, imprensa e público em geral.
Os trabalhos de auditoria ocorrerão no domingo da eleição, dia 07, no andar térreo do Prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no período das 8h às 17h.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Giulia Cassol
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira